Pesquisa e Avaliação
A Fundação Roberto Marinho opera com base em uma cultura de dados e evidências. Nosso Núcleo de Pesquisa e Avaliação (P&A) tem a missão de acompanhar sistematicamente a implementação e os impactos de nossos projetos, produzindo conhecimento de relevância nacional e garantindo que nossas decisões sejam informadas por análises rigorosas para um aprimoramento contínuo.
Pesquisa Juventudes Fora da Escola sem Concluir a Educação Básica
Objetivo
Aprofundar a compreensão sobre a realidade dos 9,8 milhões de jovens brasileiros (15 a 29 anos) que não concluíram a educação básica e não estão matriculados, examinando os motivos que os afastaram da escola e investigando o potencial de políticas públicas para reverter esse cenário.
Parcerias
Fundação Itaú e Itaú Educação e Trabalho.
Plataforma QEdu Juventudes e Trabalho
Objetivo
Reunir e analisar dados sobre a realidade desigual das juventudes brasileiras nos campos da escolaridade, trabalho e renda, com foco especial no grupo que está fora da escola.
Metodologia
A plataforma utiliza microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua - IBGE) e organiza as informações em blocos temáticos e infográficos.
Principais Resultados
A plataforma revela um perfil detalhado desses jovens: 70% são negros, 84% fazem parte da força de trabalho (a maioria na informalidade) e 68% já foram reprovados ao menos uma vez.
Educação Interrompida: Jovens Mães, Juventude Negra e os Quase Lá
Objetivo
Aprofundar a análise sobre os fatores associados à evasão escolar, com foco em três grupos vulneráveis: jovens mães, juventude negra e o grupo "quase lá" (próximos de concluir a educação básica). O estudo visa inspirar políticas públicas intersetoriais.
Metodologia
Foram aplicadas modelagens estatísticas e métodos de machine learning aos dados da pesquisa "Juventudes Fora da Escola", além da reanálise de grupos focais.
Principais Resultados
A análise revelou que fatores como número de filhos, idade de início no trabalho e a escolaridade do chefe de família estão fortemente associados a trajetórias interrompidas, reforçando que a evasão é um fenômeno multifatorial e processual.
Diagnóstico do Perfil e Oferta da EJA no Brasil
Objetivo
Traçar um diagnóstico abrangente da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil, compreendendo a oferta e demanda da modalidade e avaliando seu impacto na empregabilidade e renda dos concluintes.
Parcerias
Insper e Itaú Educação e Trabalho.
Cronograma
Iniciado em outubro de 2024, o projeto tem previsão de conclusão em maio de 2025. Os primeiros resultados foram apresentados em dezembro de 2024 no Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria.
Livro sobre o Ideb: Registro da Política e seus Impactos
Objetivo
Criar um registro histórico sobre o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), discutindo seus impactos, sua eficácia no apoio às redes mais vulneráveis e os caminhos para seu aprimoramento como política pública.
Parcerias
O projeto é desenvolvido pelo Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Fundação Itaú e Instituto Natura.
Cronograma
Iniciado em outubro de 2023, tem previsão de conclusão em março de 2025.
Artigo para o V20 (Juventudes Fora da Escola)
Objetivo
Elaborar um artigo sobre as "Juventudes Fora da Escola" para o encontro do Values 20 Brasil (V20), grupo de engajamento do G20, contribuindo para os debates sobre desigualdade, desenvolvimento sustentável e governança global.
Parcerias
A redação contou com a participação de jovens pesquisadores que integram o público-alvo da pesquisa, trazendo visões e experiências reais para a formulação de soluções.
Resultado
O artigo foi apresentado no encontro do V20 em 14 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
