Produção e Implementação
 
  
                        RELATÓRIOS DE ATIVIDADES 2022
                            
                            
                            LED - PRODUÇÃO 
E IMPLEMENTAÇÃO
                            
                            APRENDIZ LEGAL
 QUANDO APRENDER NA PRÁTICA É MAIS QUE LEGAL
                            O Aprendiz Legal é destinado a todos os jovens entre 14 e 24 anos, principalmente o público mais vulnerável, e tem como foco a preparação e a inserção de jovens no mundo do trabalho, apoiado na Lei da Aprendizagem (10.097/2000), tendo como propósito garantir o primeiro emprego, protegido pelas leis trabalhistas e combater a evasão escolar e o trabalho infantil.
 
     
                            O programa é conduzido por uma metodologia pensada para integrar o conhecimento adquirido em encontros de formação teórica com o conhecimento prático profissional dentro de uma empresa, envolvendo a experiência do trabalho como eixo condutor. Com o objetivo de formar cidadãos autônomos, os jovens são preparados para a transição entre a escola e o trabalho, desenvolvendo, assim, sua postura crítica e criativa. A prática é o objetivo principal do currículo do aprendiz, e ela se desenvolve guiada pelas diretrizes da Lei de Aprendizagem e pelos pressupostos pedagógicos da METODOLOGIA TELESSALA. A Metodologia trabalhada apresenta um currículo relevante para as práticas sociais/culturais, tendo em vista uma inclusão produtiva e que adota formas adequadas de motivar e valorizar o aprendizado a partir de problematização de conteúdos, leitura de mídias, socialização e construção coletiva de conhecimentos.
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                                    VALOR DO ORÇAMENTO 
 não houve repasse de recursos públicos
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                                    NÚMERO DE APRENDIZES: 
 24.975 (dez/22).
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                                    NÚMERO DE INSTRUTORES 
 DE APRENDIZAGEM:
 310.
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                                    NÚMERO DE ANALISTAS 
 PEDAGÓGICAS:
 29.
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                                    PARCERIAS: 
 CIEDS, CIEE/MG, CIEE/PE, CIEE/RS, GERAR, CIEE/SP, CIEE/RJ.
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                                    ABRANGÊNCIA: 
 7 estados.
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                                    PÚBLICO-ALVO: 
 Jovens de 14 a 24 anos.
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                                    ORIGEM DE RECURSOS: 
 privada.
 
                         
                        CLASSES ABERTAS
 DISCUTIR PARA CONSTRUIR
                            Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, a série de debates Classes Abertas promove encontros formativos virtuais, no YouTube do Futura, com base na agenda da educação e as causas da atualidade. Em 2022 foram realizadas 3 edições com transmissões ao vivo no YouTube do Futura. CONFIRA aqui: https://www.youtube.com/playlist?list=PLNM2T4DNzmq7v_sXRwmfKW-ouRhuxqm1Y
CO.LIGA
 ECONOMIA CRIATIVA 
É MAIS QUE TENDÊNCIA
                            A co.liga, fruto da união entre a Organização de Estados Ibero-americanos para 
a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e FRM, é uma escola digital focada em 
Economia Criativa, que se estabelece como uma plataforma em rede que produz 
e distribui conteúdo educacional direcionado para formação, informação e 
empregabilidade. O público prioritário são as juventudes brasileiras em 
vulnerabilidade econômica e social, especialmente entre 16 e 29 anos, em todo 
o território brasileiro. A escola é um espaço de fortalecimento de redes e tem o 
objetivo de conectar juventudes, profissionais e empresas, oferecendo formação 
e também oportunidades de geração de renda, com o objetivo de fomentar a 
inclusão produtiva das juventudes no mercado de trabalho. 
Acesse em: https://coliga.digital/
 
                         
                        DE JANEIRO A DEZEMBRO DE 2022, 
A CO.LIGA ALCANÇOU OS 
SEGUINTES RESULTADOS:
+ de 22.000
inscritos na plataforma;
+ de 15.800
estudantes matriculados;
+ de 4.800
matrículas certificadas;
Está presente em
+ de 2.000
municípios brasileiros.
Possui estudantes nos 
26 Estados do Brasil e DF, 
além de em sete outros países (Angola, Cabo Verde, Espanha, Estados, Unidos, Guiné Bissau, Moçambique e Portugal);
CO.LIGA 
 PROJETO MEU OLHAR
                            O Projeto Meu Olhar, em parceria entre OEI e FRM, Spcine, tem o objetivo de oferecer formação gratuita para 1.000 jovens e fomentar a produção de curtas-metragens de 120 desses estudantes, com o apoio de uma bolsa-realização de R$ 3.000,00.
CO.LIGA 
 PROJETO RECRIAR 
                            O Projeto Recriar é um programa de qualificação 
técnica para o desenvolvimento de habilidades 
empreendedoras e de inovação, mentorias e 
aceleração de negócios, com foco na Economia 
Criativa das periferias da cidade de São Paulo. 
Iniciativa da OEI, com realização da FRM e Prefeitura 
da Cidade de São Paulo, por meio da ADE SAMPA, 
agência vinculada à Secretaria Municipal de 
Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
 
                         
                        CRESCER SEM 
VIOLÊNCIA
 INTEGRIDADE, 
ACOLHIMENTO E 
DIGNIDADE.
                                É durante a infância e a adolescência que formamos e 
desenvolvemos grande parte da estrutura física, emocional, 
afetiva, cognitiva e social dos indivíduos. 
Os esforços da família, comunidade, instituições e do estado 
em assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes são 
fundamentais para garantir a dignidade da vida e uma 
sociedade mais justa. 
Nesse contexto, desde 2009, a FRM visibiliza e apoia iniciativas 
de combate às diferentes formas de violências contra crianças 
e adolescentes em ações nos territórios e nas diferentes telas 
do Futura, por meio do projeto CRESCER SEM VIOLÊNCIA.
 
                            
                            Distribuição da série 
“Que Corpo É Esse?”
37.300.000
de expectadores na TV (Pesquisa Datafolha realizada em setembro de 2022).
+ 654.000
visualizações no YouTube.
+ 3.000.000
visualizações no Facebook.
+ 90.000
visualizações no IGTV.
5.000
visualizações do TikTok.
Além da distribuição, a FRM, em 2022, 
promoveu ações de articulação, 
campanhas e oficinas de sensibilização. 
 
                             
                        MALETA FUTURA
 CONTEÚDO NA BAGAGEM
                            Para que o conteúdo do Futura chegue mais perto das comunidades e possa ser efetivamente utilizado por redes e movimentos que, em todo o Brasil, empenham-se na transformação social, o Canal investe na implementação de projetos através da sua rede de mobilização e articulação comunitária. O conteúdo do Canal tem se revelado um material de grande utilidade e relevância para redes, organizações da sociedade civil e entes públicos.
MALETA JUVENTUDES
Lançada no segundo semestre de 2017, a Maleta tem como objetivo difundir e defender a cultura de direitos das juventudes brasileiras. Ao longo de dois anos de implementação, de diálogo, interação e formação com atores que atuam com as juventudes, tivemos o privilégio de apoiar e acompanhar, através da promoção das políticas públicas, diferentes trajetórias pessoais e projetos de vida de jovens brasileiros.
 
              
                            MALETA CONVIVER
Inspirada na potência que surgem dos encontros plurais e diversos, a Maleta Conviver quer colaborar como mapa, bússola e farnel junto às instituições, cocriando suas próprias trajetórias, caminhos e descobertas a partir do conviver. Com textos acessíveis baseados nos preceitos da comunicação não violenta e proposições colaborativas, a Maleta Conviver é uma possibilidade de encontros com sentidos. Um diálogo construtivo e provocador entre o acervo e propostas do Futura com as práticas compartilhadas de organizações sociais, culturais e educacionais e as comunidades com as quais elas se relacionam, amplificando histórias e trocando conhecimentos desenvolvidos.
 
              
                        DIZ AÍ
 DIÁLOGO É TROCA
                                Uma articulação entre a Fundação Roberto Marinho, Universidades e Organizações da Sociedade Civil, onde o audiovisual é uma ferramenta para a promoção de espaços democráticos de diálogos e trocas entre as juventudes.
DIZ AÍ
 JUVENTUDES TRANSFORMADORAS
                            Fruto de uma parceria com a Ashoka Empreendedores Sociais, o Projeto Diz Aí Juventudes Transformadoras quer amplificar as vozes dos jovens e estimular a participação no processo democrático. Consiste em uma formação audiovisual para jovens estudantes, que instiga possibilidades de transformação social em suas comunidades, ao mesmo tempo em que os instrumentaliza para contar e disseminar histórias que engajam no processo de participação democrática.
 
 
                            
                        SEMINÁRIO 
INTERNACIONAL 
DE EDUCAÇÃO 
PROFISSIONAL
 “O QUE MUDAR NA 
EDUCAÇÃO HOJE PARA O 
FUTURO DO TRABALHO?”
                        As transformações no mundo do trabalho foram aceleradas pela pandemia, com a transição cada vez mais veloz para um cenário marcado pela automação, a digitalização e a inteligência artificial. Diante deste desafio, quais são as melhores estratégias para qualificação, requalificação e redistribuição da força de trabalho no Brasil, a fim de garantir que essa transição seja inclusiva e de construir uma economia sustentável pós-pandemia?
 
                             
                        SEMINÁRIO INTERNACIONAL 
SESI DE EDUCAÇÃO
                            Trabalhar o pensamento crítico aliado à educação tecnológica e à inovação, como possibilidade de imaginar futuros possíveis, é um dos grandes desafios da educação hoje. Para responder a esse desafio o Seminário Internacional SESI de Educação: Pensamento Crítico e Inovação, parceria do SESI com o Canal Futura, reuniu educadores, especialistas e gestores para debater e compartilhar boas práticas, no dia 4 de agosto, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro.
 
   
                            TECENDO O SABER – ALFABETIZAÇÃO 
E FAMÍLIA
                            CONHECIMENTO 
PARA VENCER A VULNERABILIDADE
                            Programa de escolarização básica para cerca de 100 estudantes, moradores do município de Cavalcante (GO) e comunidades quilombolas, divididos em até cinco turmas, com duração prevista de até dez meses, utilizando a Metodologia Telessala e os materiais didáticos do “Tecendo o Saber”. O município de Cavalcante (GO), localidade escolhida para o desenvolvimento de ações do Projeto “Tecendo o Saber – Alfabetização e Família” em parceria com a Fundação Roberto Marinho, encontra-se no nível 2 de vulnerabilidade social (nível alto). Considerando essa realidade, a experiência da Fundação em projetos de educação de jovens e adultos e o interesse da Secretaria de Educação do Estado de Goiás em implantar um projeto de EJA no município de Cavalcante (GO), tomamos a iniciativa de procurar o Instituto Humanize e solicitar o seu apoio para a implantação do “Tecendo o Saber”.
TELECURSO
UM CAMINHO PEDAGÓGICO 
SEM VOLTA
                            Incluir para transformar, inovando e requalificando o trabalho pedagógico no atendimento aos/às estudantes matriculados/as na Rede Municipal ou Estadual de Educação em distorção idade-ano. A Metodologia Telessala, desenvolvida pela FRM, vem consolidando resultados significativos, ao longo de duas décadas, em todo o Brasil, no enfrentamento do desafio da distorção idade-ano escolar, viabilizando a conclusão da escolaridade básica de inúmeros estudantes e promovendo a inclusão, com qualidade, no mundo do trabalho e da cidadania.Esses bons resultados do uso dessa Metodologia, em diversos estados e municípios do País, justificam sua escolha como solução pedagógica para ser somada aos esforços das Secretarias de Educação na estruturação de uma política de correção de fluxo com qualidade.
 
                             
                        TELECURSO CARIOCA I
Programa de Correção de Fluxo para estudantes com defasagem idade-ano matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, na rede municipal do Rio de Janeiro. A implementação do Projeto, em parceria com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, prevê a transferência da Metodologia Telessala para:
574
educadores envolvidos no Programa Carioca I
9.076
estudantes atendidos
TELECURSO SALVADOR
 PROGRAMA CHEGANDO JUNTO
                            Implementação de um Programa de Regularização de Fluxo por meio da parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria Municipal de Educação de Salvador, visando formar e acompanhar educadores/as na Metodologia Telessala – 
Incluir para Transformar, inovando e requalificando o trabalho pedagógico no atendimento aos/às estudantes matriculados/ as na Rede Municipal de Educação em distorção idade-ano. 
São beneficiados 4.760 estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Salvador, em situação de distorção idade-ano.
TELECURSO PERNAMBUCO
 PROJETO TRAVESSIA
                            O Programa de Correção de Fluxo do Estado de Pernambuco vem realizando etapas de correção de fluxo por meio da transferência da Metodologia Telessala desde 2007 para atendimento ao Ensino Médio e desde 2009 para atendimento ao Ensino Fundamental – anos finais, tendo em vista a redução dos índices de distorção idade-ano na Rede Pública Estadual nessas etapas de Ensino. Observa-se que há mais de uma década os índices de Pernambuco relativos às taxas de distorção na Educação Básica, no que diz respeito às séries finais do Ensino Fundamental e ao Ensino Médio, apresentam uma queda contínua, demonstrando que o empreendimento de esforços para superar esses desafios vem resultando num histórico de grande sucesso.
TELECURSO ESTEIO
 HORIZONTES
                            Programa de Correção de Fluxo para estudantes com defasagem idade-ano matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental, na rede municipal de Esteio. A implementação do Projeto, em parceria com a Secretaria de Educação de Esteio, prevê a transferência da Metodologia Telessala para 17 educadores envolvidos no Programa Horizontes/ Telecurso Esteio e atendimento a 200 estudantes.
TELECURSO GOIÁS
 APRENDER PARA AVANÇAR
                            A parceria entre a Fundação Roberto Marinho e a Secretaria de Estado de Educação de Goiás envolve um conjunto de ações do campo educacional que se referem a gestão pedagógica, currículo e metodologias de ensino distintas do que é habitualmente utilizado no chamado ensino regular. São beneficiados 1.264 estudantes Ensino Fundamental da Rede Estadual de Ensino de Goiás, em situação de distorção idade-ano.
