Notícia: Homenagem da FRM à conselheira Nélida Piñon

Homenagem da FRM à conselheira Nélida Piñon

Carta dos colaboradores da FRM em homenagem à conselheira Nélida Piñon (*3/3/1937 +17/12/2022)

Querida Nélida. Queremos tratar você assim, na intimidade de nossa convivência pelos últimos 26 anos, período no qual atuou como conselheira do Conselho Curador da Fundação Roberto Marinho. Vemos na imprensa a relevância de sua contribuição para a literatura brasileira e mundial. Mulher, jornalista, escritora. Primeira presidenta da Academia Brasileira de Letras quando ela completou seu centenário. Professora aqui e no exterior. Cidadã do mundo, ajudando a diminuir as fronteiras, as barreiras da igualdade de gênero.

Mas, para nós, é difícil dissociar sua imagem daquela senhora bem humorada e perspicaz, com suas pontuações educadas e precisas, nos ajudando a separar o joio do trigo e fazer boas escolhas para a Fundação. Nas mais de duas décadas em que atuou como conselheira, nossa organização atingiu sua maturidade. Você viu o Canal Futura nascer e se consolidar como uma plataforma educacional querida pelos professores, estudantes e suas famílias. Contribuiu para que o Telecurso se expandisse das telas da TV para as salas de aula, contribuindo para que mais de um milhão e meio de brasileiros conseguissem completar sua educação básica. Acompanhou a criação dos museus de experiência em São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, vivenciando intensamente o Museu da Língua Portuguesa. Foram muitas aventuras que compartilhamos nesse período, obrigado por estar ao nosso lado nos momentos felizes e nos mais desafiadores também.

Queremos expressar a nossa gratidão. Relembrar o sorriso inconfundível. Memorizar seus conselhos, que ainda nos ajudarão a seguir em frente. Te abraçamos em nossa memória.