chat-icon
chat-icon

Fale com o Tutor

Notícia: GIFE 2025: evento reúne especialistas para fortalecer ações de reparação e ampliar investimentos em filantropia negra no Brasil

GIFE 2025: evento reúne especialistas para fortalecer ações de reparação e ampliar investimentos em filantropia negra no Brasil

Compartilhar

Encontro no Museu do Amanhã tem apoio institucional da Fundação Roberto Marinho e será transmitido pelo YouTube

Evento GIFE 2025
Evento integra o calendário do Black Philanthropy Month (BPM). Imagem: Divulgação

Com o tema “Sankofa: Memória e Reparação”, o Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE) realiza, na próxima terça-feira (26), a quinta edição do Mês da Filantropia Negra, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. As vagas presenciais estão esgotadas, mas parte da programação será transmitida ao vivo pelo YouTube, aberta a todo o país. 

O encontro propõe uma reflexão sobre o papel da filantropia no enfrentamento às desigualdades raciais e na construção de um futuro mais justo para a população negra brasileira.  

Inspirado no conceito africano de Sankofa — que convida a “colher do passado as sementes para florestas futuras” —, a atividade será uma convocação para ações reparatórias concretas, considerando a herança de 388 anos de escravidão no país e apenas 137 de abolição. Entre as medidas sugeridas pelo GIFE destacam-se o financiamento de iniciativas de valorização da memória, como museus e arquivos; a promoção de educação antirracista e economia afrocentrada e, ainda, o fortalecimento de lideranças negras.

“O Brasil tem uma dívida histórica com sua população negra. Reconhecer isso exige mais do que discursos; demanda investimento, estratégia e compromisso”, afirma o secretário-geral do GIFE, Cassio França

A agenda integra o calendário do Mês da Filantropia Negra, articulação global que convoca organizações, lideranças e investidores sociais a refletirem sobre práticas inclusivas e investimentos em equidade racial ao longo do mês de agosto.  

O encontro tem o apoio Institucional da Fundação Roberto Marinho, que desenvolve uma série de iniciativas na agenda de enfrentamento ao racismo e promoção sociocultural das populações negra e indígena no país. O programa A Cor da Cultura é uma das experiências mais consolidadas, desenvolvida desde 2004 pela Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura.  

Referência nacional, o A Cor da Cultura é um programa de valorização do patrimônio histórico e cultural afro-brasileiro e indígena. Ele existe para apoiar profissionais e instituições de ensino na promoção da educação para as relações étnico raciais (ERER), prevista nas leis 10.639/03 e 11.645/08, por meio da formação de educadores, da transferência de metodologia, da produção e circulação de materiais pedagógicos e de comunicação. A iniciativa também produz e exibe produções audiovisuais inéditas sobre a causa.   

Confira a programação

  • 9h00 – Abertura 
  • 9h30 – Palestra: “Sankofa Agora: União em Ação” com Jacqueline Copeland 
  • 10h00 – Painel de Debate: “Memória, Justiça e Capital: Como o Investimento Privado Pode Reparar Violências do Passado?” com Ana Flávia Magalhães Pinto (UnB), Juliana Maia (Ibirapitanga), Magno Cardoso (Instituto Filhos do Quilombo), Paulo Ramos (AfroCebrap).  Mediação: Guibson Trindade 
  • 11h45 – Sessão: “Memórias que Florescem: Reimaginando Futuros Através da Filantropia Negra” com Luyara Franco (Instituto Marielle Franco) 
  • 12h00 – Sessão: “Favela é Memória Viva” com Priscila Fonseca (Museu das Favelas) 12h15 Sessão: “Costurando o Tempo: Entre o que foi e o que podemos ser” com LaTosha Brown. Mediação de Marina Motta 
  • 13h00 – Encerramento 

*À tarde, as atividades acontecem apenas de forma presencial. 

Sobre o GIFE  

O Grupo de Institutos, Fundações e Empresas atua há 30 anos pelo fortalecimento da filantropia institucionalizada/ISP no país. O GIFE mobiliza 170 instituições associadas que investem e/ou executam iniciativas e projetos de interesse público voltados à redução das desigualdades, geração de renda e oportunidades, justiça climática, sustentabilidade, equidade racial e de gênero, educação, saúde e apoio à juventude, entre outros temas. Considerando apenas o ano de 2022, estes investidores direcionaram R$ 4,8 bilhões para ações filantrópicas de impacto social. Saiba mais em: https://gife.org.br/.