Campanha “Espelhos” é lançada no Dia Internacional da Juventude para promover inclusão produtiva de jovens
Compartilhar
A iniciativa é do Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes e busca desconstruir estereótipos e abrir portas para o futuro profissional da nova geração
Com o objetivo de ampliar as oportunidades e desconstruir estereótipos sobre a juventude no mundo do trabalho, foi lançada nesta terça-feira (12), no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, a campanha de comunicação “Espelhos” sobre a inserção de jovens no mercado de trabalho”. A iniciativa integra o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes e marca as celebrações do Dia Internacional da Juventude.
O evento reuniu representantes do governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações de juventude, em um esforço conjunto para debater e construir melhores oportunidades de emprego e renda para jovens em situação de vulnerabilidade.
A Fundação Roberto Marinho, que também assina a campanha, tem fortalecido a agenda de inclusão produtiva com foco no desenvolvimento integral das juventudes, ao articular educação, qualificação profissional e acesso a oportunidades concretas de trabalho e geração de renda, especialmente por meio de duas iniciativas: o Aprendiz Legal e a co.liga.
O Aprendiz Legal oferece formação teórica estruturada e apoio para a inserção de jovens no mundo do trabalho, por meio da Lei da Aprendizagem. O programa contribui para ampliar a inserção produtiva dos mais jovens, de forma legal e protegida.
A co.liga uma escola digital e gratuita de economia criativa que, além de ofertar formação e qualificação profissional, conecta atores locais, valoriza identidades e cria oportunidades de experimentação prática. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a OEI e tem o Grupo Motiva, por meio de seu instituto, como parceiro mantenedor.
Essas ações, juntos da campanha, reforçam o compromisso da Fundação Roberto Marinho com a inclusão produtiva como estratégia de superação das desigualdades, ao reconhecer os potenciais das juventudes brasileiras e criar caminhos para sua autonomia, protagonismo e desenvolvimento sustentável.
Durante a cerimônia de lançamento, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, destacou a importância da campanha como um marco histórico de articulação entre diversos setores. “Os números mostram uma tendência positiva: estamos, juntos, avançando em um árduo trabalho para reabrir as portas do emprego decente para a juventude”, afirmou.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro de 2023 e junho de 2025, o saldo de adolescentes e jovens entre 14 e 29 anos que ingressaram no mercado de trabalho foi de 4,2 milhões, representando 95% das vagas abertas no período. Apesar dos avanços, os desafios persistem: salários baixos, alta rotatividade e estigmas ainda dificultam o acesso e a permanência dos jovens no mundo do trabalho.
“O Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes e a campanha que lançamos hoje são um resultado inequívoco do diálogo social defendido pela OIT. Ao investir em educação de qualidade, alinhar formação às demandas produtivas e garantir transições digital e ambiental justas, estaremos construindo não apenas carreiras, mas sociedades mais inclusivas e resilientes”, disse o diretor do Escritório da OIT para o Brasil, Vinícius Pinheiro.
“Nosso objetivo é que adolescentes e jovens acessem seus direitos e superem os desafios e as desigualdades que os atingem. Para isso, o primeiro passo é estar na escola, aprendendo. O segundo é conseguir entrar no mundo do trabalho de forma digna, alcançando oportunidades que os ajudem a se desenvolver e crescer enquanto profissionais e cidadãos”, diz Mônica Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
A campanha “Espelhos” nasce com o propósito de desconstruir estereótipos que rotulam os jovens como descompromissados ou despreparados, e de valorizar suas qualidades, como criatividade, responsabilidade, persistência e curiosidade. A proposta também busca engajar o setor privado, incentivando a criação de oportunidades formais de trabalho e promovendo o diálogo entre empresas e a nova geração.
Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes
Lançado em 2023, o Pacto Nacional pela Inclusão Produtiva das Juventudes: um chamado para ação é uma iniciativa conjunta do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) – por meio da iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1MiO) -, da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e, como parceiro estratégico, o Pacto Global - Rede Brasil.
O Pacto Nacional articula esforços entre governo, setor privado, fundações, institutos, movimentos sociais e organizações de juventude, com objetivo de construir, até 2030, uma política pública nacional voltada à inclusão produtiva de jovens em situação de vulnerabilidade.
“O Pacto Global - Rede Brasil se une a esta importante iniciativa com o objetivo de mobilizar o setor empresarial. Acreditamos que a construção de políticas públicas eficazes para a inclusão produtiva das juventudes passa necessariamente pelo diálogo social e pela colaboração entre todos os atores. É por meio de construções coletivas que poderemos cocriar soluções duradouras e eficientes para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, gerando valor para a sociedade e para as empresas”, comenta Mônica Gregori, Diretora de Impacto do Pacto Global - Rede Brasil.
Campanha Espelhos
A campanha “Espelhos”, desenvolvida no âmbito do Pacto, conta com o apoio de importantes parceiros institucionais, como Itaú Educação e Trabalho (Fundação Itaú), Instituto Coca-Cola, Fundação Grupo Volkswagen, Instituto João Bittar e a Fundação Roberto Marinho.
A distribuição do material será feita por meio da Rede Globo, Ambev e Claro. Todas essas organizações, além de outras entidades, são signatárias do Pacto e integram seu Comitê Gestor.