Notícia: Programa Desafio nas Escolas estreia 2ª temporada no dia 6 de março com Fábio Porchat e convidados

Programa Desafio nas Escolas estreia 2ª temporada no dia 6 de março com Fábio Porchat e convidados

Idealizado e produzido pela Araucária Agência Cultural, com exibição no Canal Futura e Globoplay, os novos episódios irão propor desafios e iniciativas que melhoram a realidade escolar de estudantes da rede pública de ensino do estado do Rio

O Desafio nas Escolas está de volta. O programa, que inspira e transforma a rede pública de ensino com propostas inovadoras, apresenta a segunda temporada durante o mês de março, com estreia no próximo dia 6. Serão quatro episódios que vão ao ar toda segunda-feira, às 18h, em rede nacional, no Canal Futura e Globoplay, com apresentação do ator e humorista Fábio Porchat. Desta vez, o viés cultural dos desafios foi fortalecido e os alunos do ensino médio de quatro escolas estaduais do Rio, selecionadas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc-RJ), terão que criar propostas inovadoras para solucionar as questões encontradas dentro das próprias instituições, com base em transformações que desejam ver acontecer, participando do início ao fim de cada missão atribuída.

“Nossa proposta é identificar em cada local de ensino o que os alunos gostam de fazer, as dificuldades que encontram e o que podem fazer para superá-las. Queremos que eles pensem na solução e participem das propostas apresentadas. O desafio acaba sendo não só uma forma de superação dos problemas que a rede pública de ensino enfrenta, como também um incentivo para aproximar mais os alunos da escola, promover o espírito de coletividade entre eles e identificar vocações nos estudantes, que começam a se preparar para entrar na universidade”, explica Miguel Colker, diretor da Araucária Agência Cultural, agência realizadora do então projeto Desafio Por Um Dia, que deu origem à série televisiva Desafio Nas Escolas, com a primeira temporada exibida em 2022.

Público estrá diante de um palco com uma banda tocando.
No 1º episódio, estudantes apresentam sua criação: o IESK Festival. Elas e eles assumiram diferentes papéis para fazer o evento acontecer.

A série televisiva conta novamente com a apresentação do ator e humorista Fábio Porchat. Antes de propor o desafio, ele visita as escolas para conhecer as instalações e conversar com os alunos, professores e diretores. Também acompanha os passos dados e, para conferir o resultado, leva um convidado especial que tenha alguma ligação com a proposta, para trocar experiências com a turma. Nesta segunda temporada, Rodrigo Lombardi, Babu Santana, Thelminha e MC Estudante estarão presentes. Eles se revezam entre as quatro unidades de ensino escolhidas.

“Fiquei muito feliz com o convite para continuar participando deste projeto, nessa nova temporada. Estou adorando essa troca com os alunos da rede pública e a oportunidade de descobrir talentos entre os jovens que, muitas vezes, desconhecem seu potencial. Aprendo e me divirto a cada episódio do programa”, ressalta Fábio Porchat.

O primeiro episódio mostrará a realização do primeiro festival de música do Instituto de Educação Sarah Kubitschek, em Campo Grande. Nele, os alunos não só criam um nome e uma logomarca para o evento, IESK Festival, como assumem também os papéis de produtores, assistentes de palco, diretores operacionais, entre outras funções, e sobem ao palco para cantar e tocar os instrumentos que ganham para que o desafio seja cumprido com excelência. O ator e ex-BBB Babu Santana, convidado especial do episódio, também solta a voz, lembrando os tempos em que protagonizou o personagem Tim Maia no cinema.

“É muito bom ver como os alunos se sentem valorizados e como encaram os desafios. Estudei em escola pública até os meus 14 anos, e nunca vivi nada parecido com essa iniciativa. Voltar para esse universo escolar e promover essa experiência aos estudantes, como diretor do programa, é muito especial”, ressalta Paulo Dary, que também coordena a produção dos projetos da Araucária Agência Cultural desde 2018. Ele acredita que a sensação de pertencimento e lugar de fala dada aos jovens fazem toda a diferença e também contribuíram para o seu trabalho no programa. “Sou um jovem diretor que estudou até o ensino médio em escola pública e me orgulho de poder passar um pouco da minha trajetória aos alunos”, afirma.

Também participam da segunda temporada do Desafio nas Escolas os colégios estaduais Jornalista Maurício Azedo, no Caju, que transformará uma sala desativada em uma sala de teatro e homenageará Rodrigo Lombardi com uma peça que remete ao personagem do ator em Caminho das Índias; Walter Orlandine, em São Gonçalo, que montará uma Feira de Profissões e terá a médica Thelminha, ex-BBB, como palestrante para falar sobre a carreira na área da saúde; e João Alfredo, em Vila Isabel; que criará uma Semana de Arte Moderna, com manifestações artísticas que irão expressar e resgatar a história do local de ensino, o primeiro no país a acolher e educar filhos de ex-escravos. Durante a programação do evento, a unidade receberá o MC Estudante, que falará também sobre representatividade.

“O sucesso da primeira temporada, com a mobilização dos alunos e gestores de cada escola, confirmou que, motivação, responsabilidade coletiva e propósito são fatores fundamentais para incentivar mudanças. É gratificante ver o quanto os desafios transformam cada escola em um espaço melhor, que faça mais sentido na vida das pessoas”, reforça José Brito, gerente do Canal Futura.

Na primeira temporada do programa, as quatro instituições selecionadas foram os CIEPs Adão Pereira Nunes, em São Gonçalo, que reformou sua sala de dança; Aarão Steinbruch, em Duque de Caxias, que criou um espaço dedicado ao projeto Africanidades; Aspirante Francisco Mega, em Magalhães Bastos, que reativou a banda da escola com novos instrumentos e figurinos para os integrantes, e o Colégio Estadual Marechal João Batista de Mattos, em Coelho Neto, que transformou um canteiro abandonado em uma horta. Como convidados especiais, participaram os cantores Lexa e Mumuzinho, a atriz Noêmia Oliveira, o humorista Rafael Portugal, o grafiteiro Marcelo Ment e o chef João Diamante.

Sobre a 2ª temporada de Desafio na escolas

A segunda temporada do Desafio Nas Escolas é apresentada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura. Tem o patrocínio da OLX Brasil, Grupo Seres, Estácio + Instituto YDUQS, Grupo Multiterminais, Domingues e Pinho Contadores, Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Prefeitura do Rio de Janeiro.

Sobre a Araucária Agência Cultural:

Criada em 2009, a Araucária Agência Cultural, dirigida por Miguel Colker, desenvolve projetos socioculturais com objetivos conectados a transformações sociais, utilizando as artes como ferramenta de execução e a cultura como base para o pensamento de suas ações. É realizadora dos projetos Universidade Por Um Dia e Desafio Por Um Dia.