Notícia: Amazônia Vox e Canal Futura firmam parceria para reforçar narrativas da região

Amazônia Vox e Canal Futura firmam parceria para reforçar narrativas da região

Iniciativa vai incluir produções audiovisuais da equipe do Amazônia Vox na programação do Canal Futura para todo país 

A iniciativa de jornalismo independente Amazônia Vox firmou mais uma parceria para ampliar o alcance e o público do conteúdo produzido sobre a região, que privilegia vozes locais e apresenta soluções para os desafios amazônicos. O Canal Futura irá exibir as produções realizadas pela equipe de profissionais do Amazônia Vox, reforçando, ainda mais, a diversidade de vozes e narrativas na programação do canal, que integra o Grupo Globo. O conteúdo também estará disponível gratuitamente pelo Globoplay, mesmo para não assinantes. 

Com vinheta própria e espaços na programação que serão definidos, a divulgação vai mostrar iniciativas locais e vozes da Amazônia, reforçando o protagonismo amazônida nas narrativas produzidas sobre a região. A parceria com o Canal Futura é mais um passo na estratégia de distribuição de conteúdo e alta visibilidade das produções do Amazônia Vox, que mantém as reportagens com acesso 100% gratuito. 

Para Daniel Nardin, diretor executivo do Amazônia Vox, a parceria reforça o diálogo iniciado com o Canal Futura desde as primeiras produções da iniciativa. Em 2024, o Futura veiculou um curta documental sobre os desafios da cobertura pré-natal em comunidades ribeirinhas na Amazônia, que venceu o Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde. Já a produção “Muito além do açaí: a produção de chocolate em comunidades ribeirinhas que resistem à monocultura”, também exibido no canal, venceu o Grande Prêmio de Jornalismo do Sebrae. “O conteúdo do Canal Futura é de alta qualidade e tem uma perspectiva propositiva, de apresentar caminhos e respostas para os desafios da sociedade, que é algo que priorizamos nas produções do Amazônia Vox. Portanto, enquanto linha editorial, faz muito sentido e ficamos extremamente felizes em agora ter um espaço maior, levando para mais pessoas as narrativas da Amazônia com vozes e organizações locais”, reforça. 

Para Mariana Seivalos, supervisora do Canal Futura, a parceria é estratégica para reforçar a ampla participação de conteúdos sobre a Amazônia na programação, que privilegia a diversidade de narrativas de todo país. O trabalho conjunto deve se intensificar nos próximos meses, com a realização da Conferência das Partes da ONU (Organização das Nações Unidas) em Belém, em novembro desse ano. “Já estamos ampliando a presença de conteúdos sobre a Amazônia em nossa programação e isso será ainda mais intenso durante a COP 30, colocando no centro as vozes locais como é feito no Amazônia Vox. Essa parceria se soma a uma série de iniciativas que o Futura tem na região. 

De acordo com João Alegria, secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, a parceria entre o Amazônia Vox e o Futura reforça o compromisso do canal em pautar a brasilidade não apenas no conteúdo, mas também na forma de produzir, por meio do trabalho conjunto com organizações e redes locais.  “A parceria é uma celebração com todos nossos telespectadores e contribui para fortalecer, ainda mais, a atuação do Futura na região. Nós temos um grande público no Norte, que certamente será ampliado com a chegada das produções do Amazônia Vox, desenvolvidas por profissionais do território”, destaca. 

Além da exibição de produções já realizadas, o Canal Futura também vai veicular, na íntegra, produções especiais recentes, como a série “COP 30: Destino, Belém” e a série “Lições da Amazônia”, que já executou a primeira temporada sobre educação, com apoio da Fundação Lemann e Motriz. A segunda temporada terá início ainda em agosto, sobre soluções climáticas, com apoio do programa Vozes pela Ação Climática Justa (VAC), Fundação Avina e WWF-Brasil. 

A cobertura do Amazônia Vox para temas climáticos também terá destaque, com produções que reforçam o tom didático e abordam as expectativas para o evento global que será realizado em novembro. “Já temos realizado produções com esse tema e vamos ter uma cobertura bem robusta no período, priorizando abordagens que mostrem os impactos e caminhos para a crise climática, sobretudo na região da Pan-Amazônia”, destaca Daniel Nardin, reforçando que a cobertura especial tem apoio da Fundação Itaú e da Roche. 

-

Parcerias - Desde março deste ano, a Rede TV nacional também exibe semanalmente as produções do Amazônia Vox, durante o telejornal RedeTV News, aos sábados, sob coordenação de Stephanie Freitas, superintendente de jornalismo, e de Francy Rodrigues, editora regional de jornalismo da Rede TV em Brasília. 

Em agosto, a iniciativa Amazônia Vox iniciou uma nova parceria com os veículos de mídia independente, como a Carta Amazônia, Agência Lupa e Agência Pública, para produção de conteúdo sobre a região, ampliando a produção de narrativas locais em diferentes espaços e públicos. O conteúdo audiovisual do Amazônia Vox também está disponível de forma gratuita na plataforma Sommos Amazônia, uma iniciativa dedicada à divulgação conteúdos culturais diversos sobre a Amazônia.   

Todo o conteúdo do Amazônia Vox tem acesso livre e pode ser reproduzido gratuitamente, desde que mencionada a fonte e creditados os profissionais envolvidos na produção. Para o segundo semestre, uma equipe do Amazônia Vox irá iniciar outros diálogos com veículos locais, regionais e nacionais, além de oferecer a produção já traduzida para o inglês e espanhol para veículos de imprensa internacionais, ampliando o alcance e audiência. 

Sobre o Canal Futura 

O Futura é uma experiência pioneira de comunicação para transformação social que, desde 1997, opera a partir de um modelo de produção audiovisual educativa, participativa e inclusiva. É uma realização da Fundação Roberto Marinho e resultado da aliança estratégica entre organizações da iniciativa privada unidas pelo compromisso de investir socialmente, líderes em seus segmentos: SESI - DN / SENAI – DN; SESI – SP; Fundação Bradesco; Itaú Social e Globo. 

O Futura está presente nas principais operadoras de TV por assinatura no Brasil: 

  • Net e Claro TV – 534 HD e 34  
  • Sky – 434 HD e 34 
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica 
  • Oi TV – 35  

O sinal ao vivo também pode ser acessado, gratuitamente, por meio do Globoplay. Para isso, basta fazer o cadastro na plataforma e assistir ao Futura sem pagar nada por isso. Além da programação ao vivo, também é possível acessar os programas pelo catálogo e assistir o que quiser, quando quiser e tudo isso sem custo. 

O Futura está presente nas redes sociais: TikTok, Instagram, X, Facebook e YouTube. Vários programas estão inteiramente disponíveis no YouTube. Inscreva-se e acompanhe o conteúdo do Futura!