Notícia: 25 anos do Canal Futura

25 anos do Canal Futura

Despertamos futuros

Em 2022, o Futura completa 25 anos de compromisso com a educação, a cultura, a comunicação e a sociedade. O caminho trilhado até aqui dá orgulho e aquela sensação boa de disponibilizar conteúdo de qualidade a todas e todos. Materiais produzidos por diversas pessoas do Brasil e do mundo, transmitidos por tv e web, com acesso gratuito.

Uma nova identidade visual

Círculo verde sobre fundo cinza e a palavra "Futura" também em verde.

Com base na permanente inquietação diante dos desafios sociais que enfrentamos todos os dias, somada a um mundo que muda cada vez mais rapidamente, chega a hora de a marca do Futura ganhar nova identidade.

Felipe Conrado, coordenador de Comunicação e Marca da Fundação Roberto Marinho, explicou os conceitos que sustentam este movimento do Canal: "O novo logotipo do Futura se consolida junto à integração de marcas e soluções da Fundação por meio de um sistema de identidade modular e flexível. Formada por círculos circunscritos, temos uma marca vibrante e conectada; viva e dinâmica".

Aspas

Uma representação gráfica que, ao mesmo tempo que se expande e amplifica, também agrupa e acolhe. Assim como nossa programação, que percorre diferentes territórios e brasilidades.


Aspas

Educação e comunicação transformam pessoas e sociedade

Campanha de 25 anos do Canal Futura.

Para a campanha de lançamento da nova marca do Futura, foram convidadas 4 pessoas de diferentes estilos e trajetórias para um experimento imersivo: terem suas atividades cerebrais monitoradas enquanto assistissem ao Canal.

Para o planejamento da ação, foi feita uma pesquisa em relação à Arte Generativa - estilo artístico em que as obras são criadas em computadores, por meio de algoritmos, que tem no britânico Harold Cohen um de seus idealizadores.

A partir disso, a equipe responsável pela produção e pelo design gráficos da campanha criou combinações e movimentos que acompanhassem as conexões cerebrais dos participantes.

Andreia Maria tem 45 anos e é empreendedora, fazendo roupas infantis personalizadas. Como só foi registrada aos 12 anos de idade, teve seu início de vida escolar tardio. Para Andreia, a experiência mudou sua percepção sobre o Canal: "Hoje, vejo que o Futura é uma oportunidade para aquelas e aqueles que não tiveram a educação necessária na infância e, através das produções audiovisuais do Futura, têm chance de retomar seus processos de aprendizagem, mudando sua história".

Aspas

Acredito que fonte de conhecimento é a esperança por dias melhores.


Aspas
À direita da imagem, uma mulher negra sorri. À esquerda, aparelhos de um estúdio de tv e uma tela (ao fundo).
Andreia Maria.

A trajetória de Jorge Pereira traz outros tons e experiências: após um período em situação de rua, Jorge conseguiu se dedicar aos estudos. Hoje, é professor de História e Sociologia na rede estadual de educação do Rio de Janeiro.

"Educação é liberdade. Ela abriu um universo de possibilidades na minha vida", disse Jorge, que ainda analisou o impacto do Futura na sociedade: "O Canal não é só mais uma ferramenta; é, sim, um potente instrumento de formação diferenciada na área da educação para os dias atuais".

Um homem negro está de pé no centro da imagem. Ao fundo, o novo logotipo do Futura (um círculo que aparece em tom azulado, sobre um fundo preto, atrás do homem). À esquerda, o operador de câmera, a câmera e o trilho sobre o qual eles estão.
Jorge Pereira.

Para Caio Gonçalves, 22, a educação impactou sua vida em vários aspectos. Estudante de psicologia e atleta de tênis para cadeirantes, Caio destaca o papel da escola pública na formação de seu carater como cidadão e pessoa com deficiência: "Fui descobrindo, através da educação, um mundo inclusivo, sociável e aberto a várias possibilidades, tanto de autoconhecimento, como também de oportunidades que recebi na minha vida". Sobre o Futura, Caio nos disse o seguinte:

Aspas

Representa uma voz para todas e todos aqueles que têm muito a falar sobre suas lutas e dificuldades.


Aspas
Um homem de pele clara e cabelo e barba escuros sorri.
Caio Gonçalves.

Wescla Vasconcelos, 25 anos, nasceu no sertão do Ceará e sofreu com preconceito e agressões durante sua infância, dentro e fora da escola, por ser uma mulher trans.

Hoje, a atriz, pedagoga, produtora cultural e mestra pela Universidade Federal Fluminense trabalha na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e se sentiu estimulada pela experiência pensada para a celebração dos 25 anos do Futura: "As cores, o movimento, tudo aquilo me chamou muito a atenção e me deixou impressionada com o avanço das tecnologias". O conteúdo do Futura provocou Wescla a refletir sobre os caminhos que trilhamos:

Aspas

A educação é permanente na vida da gente. Não tem tempo pra acabar.


Aspas
Mulher de pele morena e cabelo loiro sorri. Ao fundo, uma parede cinza-escuro.
Wescla Vasconcelos.

O conhecimento é transformador

Desde seu nascimento, o Canal Futura tem vivido um permanentemente processo de transformação. Por meio de seus materiais, temáticas urgentes e importantes vêm dando o tom ao que vai para as telas da tv e da web nesses 25 anos: o cuidado com crianças e adolescentes, diferentes modelos de ensino, educação midiática e antirracista, juventudes, podcasts, videoaulas, diversas ações de mobilização em todo o país, divulgação de iniciativas parceiras em prol da educação, programação dedicada ao público infantil, conteúdo jornalístico multimídia, cursos livres de formação - tudo de fácil acesso e gratuito.

Para que tudo isso fosse feito, muita gente foi envolvida. E envolveu também! Marcio Motokane, supervisor artístico do Canal, destaca o caráter transformador das produções do Futura: "Desde o primeiro instante em que 'encontrei' o Futura, em 1999, na minha chegada ao Rio de Janeiro, percebi que se tratava de um projeto cooperativo que impactava a vida das pessoas. E que era genuinamente brasileiro".

Aspas

Os 25 anos do Futura se tornaram telas como parte da minha construção profissional e pessoal; tornaram-se um objetivo de vida!


Aspas

Adriana Martins, assessora de Comunicação da Fundação, lembra-se bem do início da história do Futura: "Estava aqui quando tudo começou, há 25 anos... Nossa felicidade ao acompanhar os primeiros segundos do Canal Futura no ar... A aventura pelo conhecimento começava".

Agora, neste novo capítulo que se inicia, Adriana reflete sobre a trajetória do Canal e sua conexão com as causas que sempre foram estruturantes e priorítárias: "Passado todo este tempo, o Futura continua conectando pessoas em torno do que nos move: a Educação. Uma educação diversa, inclusiva, inspiradora, que, acima de tudo, transforma".

Sobre o que virá pela frente? Para Adriana, é bastante claro:

Aspas

Um Futura que vai chegar ainda mais longe, sempre antenado às mudanças do nosso tempo, das nossas vidas, dos nossos sonhos...


Aspas

Acesse o Futura

Na TV:
Não perca a programação do Futura na sua TV. Você pode conferir nas principais operadoras do país pelos seguintes canais:

  • Sky – 434 HD e 34
  • Net e Claro TV – 534 HD e 34
  • Vivo – 68HD e 24 fibra ótica
  • Oi TV – 35

Na web:

Canais Globo
Globoplay
Site do Futura
Facebook
Youtube
Tik Tok
Instagram
Twitter