Notícia: Milhões de trabalhadores de todo o país terão acesso a oportunidades de estudo e qualificação profissional por meio da carteira digital

Milhões de trabalhadores de todo o país terão acesso a oportunidades de estudo e qualificação profissional por meio da carteira digital

Compartilhar

Luiz Marinho e João Alegria
Luiz Marinho assina parceria com Fundação Roberto Marinho. Foto: Rayana Azevedo/Divulgação

O ministro do trabalho e emprego, Luiz Marinho, e o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria, lançaram hoje (10) uma parceria que amplia a oportunidade de estudos a partir da oferta de conteúdos da educação básica, além de qualificação profissional para milhões de trabalhadores brasileiros. O evento aconteceu no Instituto Brasileiro de Teatro, em São Paulo, e contou com a presença do diretor e chefe da representação da Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI) no Brasil, Rodrigo Rossi.

“Estamos reconstruindo as políticas públicas. Muitas delas foram descontinuadas. É um processo árduo de recriação e ampliação dos serviços e das redes parceiras, como a que estamos lançando aqui hoje. Precisamos preparar a juventude para as mudanças digitais, para as vagas de trabalho que necessitam de pessoas com condições de preenchê-las”, avaliou. Para o ministro, “o conhecimento é a chave da reconstrução” e iniciativas como a parceria com a Fundação Roberto Marinho, assinada hoje, vem ampliar essa capacidade de fazer chegar o conhecimento a um maior número de pessoas.

“Temos muito orgulho dessa parceria com o Ministério do Trabalho para o fortalecimento da aprendizagem profissional. Hoje lançamos uma série de estratégias conjuntas de inclusão produtiva das juventudes do Brasil. Vamos também, por meio desse acordo, oferecer aulas da educação básica a muitos trabalhadores que tiveram a trajetória escolar interrompida, destaca o secretário geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria.

A iniciativa integra uma série de ações que a Fundação Roberto Marinho e o Ministério do Trabalho e Emprego vem adotando em parceria. Um bom exemplo é a Coalizão Aprendiz Legal, um movimento de alcance nacional, que qualifica instituições e ongs de pequeno e médio porte para a implementação da Lei da Aprendizagem e oferece, gratuitamente, a metodologia, a formação e os materiais do Aprendiz Legal. Hoje são aproximadamente 90 instituições que utilizam o programa.

Com a ampliação da parceria, o Programa Manuel Querino de Qualificação Social, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), passará a oferecer acesso às plataformas de cursos gratuitos da Fundação Roberto Marinho, a co.liga, projeto realizado em parceria com a OEI, e o SEJA. Os trabalhadores serão informados sobre os cursos disponíveis por meio da Carteira de Trabalho Digital, e o site do MTE disponibilizará um link direto para as plataformas. O SEJA oferece aulas de ensino fundamental (anos finais) e médio, enquanto a co.liga reúne cursos voltados à qualificação profissional em diversas áreas.

O objetivo é promover uma qualificação profissional em áreas da Economia Criativa e essa nova etapa da parceria entre o MTE e a FRM também representa uma ótima chance para jovens e adultos trabalhadores que não concluíram a educação básica possam acompanhar as aulas dentro da plataforma SEJA, se preparar melhor para o exame Encceja, e conquistar a certificação do ensino fundamental (anos finais) ou do ensino médio. Os conteúdos da co.liga e do SEJA estarão, em breve, acessíveis dentro da própria Carteira de Trabalho Digital.

O programa Manuel Querino é uma iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego, que visa capacitar trabalhadores por meio de cursos que combinam conhecimentos básicos e específicos.

Com a OEI, a Fundação Roberto Marinho também assinou hoje a parceria que vai garantir dois novos editais, o Inclusão Produtiva na COP 30, que vai selecionar 20 jovens de 18 a 29 anos, moradores de Belém do Pará, para uma jornada formativa que une qualificação técnica e experiência prática durante a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, e o MICBR 2025, que promoverá a formação de pessoas com 18 anos ou mais, para atuar em várias frentes de trabalho do Festival MICBR, evento que acontecerá em dezembro, na cidade de Fortaleza, no Ceará. Ambas as iniciativas acontecem dentro das ações da co.liga.

A partir do esforço conjunto com o MTE, os conteúdos desenvolvidos pela Fundação Roberto Marinho vão auxiliar todos os trabalhadores que não tiveram acesso ao direito básico que é a Educação e a uma formação mais qualificada para conseguir um emprego digno, com todos os direitos garantidos