Publicações: Relatório Retratos da Educação na Pandemia - Outubro/2020

Relatório Retratos da Educação na Pandemia - Outubro/2020

A suspensão das aulas presenciais trouxe imensos desafios para a educação básica brasileira: criar e viabilizar formas de oferecer e acessar atividades levaram as redes de ensino, os educadores, as famílias e os próprios estudantes a estabelecerem, em brevíssimo tempo e sem as condições necessárias, um conjunto de estratégias para manter, de maneira não presencial, a oferta de conteúdos e a garantia mínima de relacionamentos e aprendizagens, procurando atender às diferentes dimensões que compõem o processo educacional.

Para melhor compreender, acompanhar e dimensionar os possíveis efeitos da suspensão das aulas presenciais nos processos de ensino e de aprendizagem foram realizados, entre março e agosto de 2020, diversos estudos e pesquisas. Nesse período, a imensa maioria das escolas em todo o território nacional estava com aulas presenciais suspensas.

Ao promoverem a escuta das redes de ensino, dos docentes, dos estudantes e de seus familiares, esses estudos procuraram identificar desafios, bem como as possibilidades de aprimoramento das estratégias utilizadas e prover subsídios que apoiem a recuperação e o fortalecimento dos vínculos, dos ritmos e dos conteúdos que serão fundamentais para promover, para todas as crianças e adolescentes, as oportunidades de pleno desenvolvimento.

Algumas das instituições responsáveis pela realização de tais estudos perceberam a importância de compreender seus resultados de maneira integrada, colocando em diálogo – ainda que apenas em forma de texto – as diferentes perspectivas sobre desafios e oportunidades que marcaram a educação neste ano de 2020. A articulação entre esses estudos deu-se desde a etapa de construção dos questionários, permitindo que um mesmo aspecto fosse abordado de maneira convergente junto aos diferentes sujeitos da comunidade escolar. O primeiro informe Retratos da Educação no Contexto da Pandemia do Coronavírus – Perspectivas em Diálogo, consolidando 5 estudos realizados entre março e maio de 2020, pode ser consultado em https://bit.ly/Relatorio-RetratosDaEducacao.