Resultado do Encceja 2025 é divulgado nesta segunda, 15
Compartilhar
Exame confere diploma do ensino fundamental ou médio para quem não concluiu a educação básica; veja como consultar sua nota

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulga nesta segunda-feira, 15 de dezembro, o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As notas podem ser consultadas na Página do Participante, no sistema do Encceja: enccejanacional.inep.gov.br/Encceja.
Realizado em agosto, em todos os estados e no Distrito Federal, o exame é voltado a jovens, adultos e idosos que não concluíram a educação básica. A aprovação permite solicitar a certificação do ensino fundamental ou do ensino médio.
Para obter o certificado, o participante precisa alcançar a pontuação mínima em cada área de conhecimento e, também, na redação. Como o sistema não informa diretamente se o candidato foi aprovado, é fundamental entender os critérios: nas provas objetivas, é necessário atingir ao menos 100 pontos (em uma escala de 60 a 180), e na redação a nota mínima é 5 (em uma escala de 0 a 10).
Como ver minha nota?
Para ver o resultado do Encceja, é necessário acessar a página do participante do Encceja e fazer login com a sua conta gov.br, utilizando o CPF e senha cadastrada.
Depois de fazer o login, o candidato deve selecionar, no menu lateral, a opção referente ao resultado do Encceja 2025. Serão exibidas as notas de cada área e da redação.
Como solicitar meu diploma?
Quem atingir as notas mínimas pode solicitar a Declaração Parcial de Proficiência e/ou o Certificado de Conclusão do ensino fundamental ou médio. Embora organize o exame, o Inep não emite automaticamente esses documentos. O candidato deve procurar a secretaria de educação ou o instituto federal indicado no ato da inscrição.
O preparatório SEJA
O SEJA é um curso gratuito e digital que prepara jovens e adultos de todo o país para o Encceja. As aulas, com conteúdo dos ensinos fundamental e médio, começam no primeiro trimestre do ano. O curso é flexível e pensado para uma jornada autônoma, permitindo o acesso até mesmo pelo celular — o que facilita estudar onde e quando o aluno puder.
O conteúdo do SEJA é desenvolvido com base no currículo da educação básica e tem foco nas habilidades avaliadas pelas provas do Encceja. Ele é organizado por módulos dentro de cada área do conhecimento. Além das atividades disponíveis, o preparatório também dispõe de professores para tirarem as dúvidas dos estudantes.
O SEJA é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho. Este ano, em parceria com o Instituto Equatorial, recebeu mais de 30 mil inscrições na plataforma de pessoas de todo o país.
