Notícia: Prêmio LED: programa especial com nove superfinalistas define os seis vencedores

Prêmio LED: programa especial com nove superfinalistas define os seis vencedores

A expectativa é grande para os nove superfinalistas (confira abaixo) da segunda edição do Prêmio do Movimento LED. Escolhidos entre 15 finalistas, eles se preparam para o Especial LED, que vai ao ar dia 26 de abril, na TV Globo, após a novela das nove e no Canal Futura, no Dia da Educação, dia 28, às 21h. O programa é também a grande final da premiação.

Na gravação, os nove superfinalistas passarão pela etapa final, na qual terão que se apresentar para um júri composto por pessoas públicas com comprovado conhecimento e envolvimento com o tema educação. Caberá a eles decidir os seis vencedores (dois por categoria) que voltarão para casa com um aporte de R$ 200 mil cada.

Nesta edição, são três categorias: educadores inovadores, estudantes inovadores e empreendedores e organizações inovadoras. Em todas, o desejo comum de transformar por meio da educação.

CONHEÇA OS SUPERFINALISTAS

Categoria Organizações e/ou Empreendedores

●Educar Nestante | Jessé Barbosa Da Silva | Teresina – Piauí (PI)

Instituto Ubíqua atua com profissionalização de jovens rurais e de periferia, em comunicação social e novas tecnologias, desde 2011. Em 2020, a pandemia escancarou a dificuldade dos alunos para acessar a internet e ter equipamento. Então, nasceu o aplicativo Educar Nestante, uma plataforma educacional baseada nos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua que funciona em situações com pouco ou nenhum acesso à internet.

●Instituto Recomeçar | Leonardo Moraes Precioso | Poá - São Paulo (SP)

Instituto Recomeçar tem objetivo de reinserir egressas e egressos do sistema prisional ao mercado de trabalho e ao ensino formal. Inicialmente um projeto pequeno, dentro da ONG Gerando Falcões, virou uma instituição própria, com sede em Poá (SP), Brasília, São José do Rio Preto e Recife.

●Rebbú | Maria Emile da Silva Gomes | Manaus - Amazonas (AM)

Projeto Rebbú é uma iniciativa que quer eliminar a Pobreza Menstrual no Norte e Nordeste do Brasil de forma sustentável. O projeto promove oficinas de absorventes ecológicos como ferramenta de transformação nas comunidades periféricas e, por meio da capacitação, fornece uma opção de renda.

Além das capacitações, são realizadas rodas de conversa no momento de doação dos absorventes ecológicos, onde são tratados temas da saúde da mulher, autoestima, sustentabilidade e tabus da menstruação.

 

Categoria Educadores

Distante Sim, desconectado não! Família e escola, projetando sonhos, promovendo a inclusão | Elineide Alves dos Santos Fernandes | Cabrobó - Pernambuco (PE)

O projeto de alfabetização é uma iniciativa da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Evandro Ferreira dos Santos, de Cabrobó.

Criado para atender às mães dos estudantes e melhorar a qualidade da família e do coletivo estudantil, tem como objetivo alfabetizar as mães - para que elas fortaleçam o processo de ensino aprendizagem dos seus filhos - e empoderá-las por meio do conhecimento.

●Prática de campo: sonhos e possibilidades | Rosenilson Souza da Gama | Barreirinha - Amazonas (AM)

A iniciativa surgiu após uma análise da escola Estadual Professora Maria Belém, de Barreirinha-AM, que recebe anualmente alunos provenientes de escolas da zona rural, situadas em áreas quilombolas, ribeirinhas e indígenas da etnia sateré mawé.

Ao perceber dificuldades de interação e socialização dos estudantes, o professor Rosenilson Souza da Gama criou o projeto para contribuir com o desempenho e a aprendizagem dos alunos não indígenas e indígenas da etnia Sateré Mawé através das práticas de campo.

●Educação Antirracista | Vitalina Silva | Camaçari - Bahia (BA)

O projeto de Educação Etnico-racial do Centro Educacional Maria Quitéria, em Camaçari (BA), promove a educação antirracista e foi criado para que a escola pudesse avançar na construção de estratégias efetivas de enfrentamento ao racismo estrutural e aos preconceitos que sustentam as relações sociais do país - e que ganham materialidade no ambiente escolar.

A escola tem buscado se instrumentalizar pedagogicamente para atender seus objetivos: letramento com base na educação étnico-racial; estabelecer um currículo disruptivo, afrocentrado, trazer o legado de potência, resistência e da intelectualidade dos povos indígenas, africanos e afrobrasileiros, além de subsidiar a prática educativa com mediação das tecnologias digitais.

 

Categoria Estudantes

●Jovens Líderes pela Paz | Eduardo Vasconcelos Goyanna Filho | Brasília - Distrito Federal (DF)

Projeto Jovens Líderes pela Paz é uma iniciativa idealizada por ex-alunos da rede pública e atualmente implementada em parceria com a Comissão de Urgência pela Paz nas Escolas do Governo do Distrito Federal com o objetivo de reduzir a violência escolar.

Os três fundadores da iniciativa, Eduardo Vasconcelos, Isabela e Isadora Rodrigues, são oriundos da rede pública e também sofreram com o alto nível de insegurança no ambiente escolar. Os Jovens Líderes pela Paz promovem atividades e ajudam a gestão a promover uma cultura de paz nas escolas públicas.

Células Motivadoras - Conectando-se com o futuro | Maria Alicy Neres De Oliveira | Santana do Cariri - Ceará (CE)

O projeto surgiu em 2018, na Escola de Ensino Médio Adrião do Vale Nuvens, em Santana do Cariri, para combater os altos índices de evasão escolar e infrequência.

Ao identificar a necessidade de transformação, jovens criaram o projeto e, por meio dele, uma série de intervenções para ajudar os alunos com a falta de perspectiva, projeto de vida e também a falta de motivação.

●Salvaguarda | Vinícius de Andrade | Ribeirão Preto - São Paulo (SP)

Criado em 2017, o Salvaguarda tem o objetivo de auxiliar estudantes que estão ou concluíram o ensino médio na rede pública brasileira com a escolha profissional, com informações e conteúdos úteis ao longo do percurso.

A iniciativa foi criada por Vinícius de Andrade como fruto do contraste entre dois mundos em que vive: ele é nascido e criado em um bairro da periferia de Ribeirão Preto e estudante de economia na USP.