Notícia: Podcast Desvendando Evidências debate desafios da educação no pós-pandemia

‘Desvendando Evidências’ analisa o pós-pandemia na Educação

Temas como desigualdades educacionais, educação profissional e recuperação da aprendizagem dão o tom no novo podcast do Futura

Logomarca, em degradê (de cima pra baixo) do azul para o rosa do podcast Desvendando Evidências.

Com a proposta de apoiar gestores educacionais a repensar a educação, utilizando evidências científicas para a tomada de decisões, foi lançado hoje (6/5) o podcast Desvendando Evidências, parceria entre Fundação Getúlio Vargas (FGV), o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais (CEIPE), a Fundação Bradesco e a Fundação Roberto Marinho/Futura.

O lançamento marca o aniversário de 5 anos do CEIPE, celebrados com um evento no Palácio da Cidade, sede da prefeitura do Rio de Janeiro. O encontro promove um momento de reflexão sobre os desafios da educação num contexto nacional e pós pandêmico e traz uma retrospectiva sobre o que foi construído durante esses anos de atuação

No podcast, a apresentadora Monalisa Vas recebe especialistas para debater temas relevantes para a Educação no Brasil pós-pandemia, como gestão escolar, educação híbrida, habilidades socioemocionais, educação Infantil, anos finais do ensino fundamental, educação profissional e técnica, recuperação de aprendizagem, desigualdades educacionais e gestão de políticas educacionais.

A temporada de 12 episódios vai contar com convidados como Cláudia Costin, ex-secretária de Educação e diretora do CEIPE; Priscilla Bacalhau, doutora em Economia e consultora do Banco Mundial; e Fernando Abrúcio, cientista político e coordenador da área de Educação da FGV; entre outros.

Escute os episódios do podcast Desvendando Evidências aqui.

“O diferencial desta coprodução é a complementaridade de saberes dos parceiros: acadêmico, pesquisa e docência, da FGV/CEIPE; a experiência em produção e implementação de soluções educacionais audiovisuais via TV e mídias digitais do Futura/FRM; e a docência e gestão de uma rede de 40 escolas próprias de educação básica em todo o Brasil, da Fundação Bradesco”, analisa José Brito, gerente de Comunicação e Distribuição da Fundação Roberto Marinho.

"O CEIPE fica honrado em lançar, na celebração de seu aniversário de 5 anos, esta coprodução com a Fundação Roberto Marinho, que oferece soluções para alguns dos complexos problemas educacionais do país, com base em pesquisas sólidas e com autores respeitados", diz Cláudia Costin, diretora do CEIPE.

Evento no Palácio da Cidade

O Centro de Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV CEIPE) comemora seus 5 anos de história no dia 6 de maio com um evento no Palácio da Cidade. A diretora do CEIPE, Claudia Costin, e a gerente-executiva e professora da FGV, Tassia Cruz, integram a programação do evento, que ocorrerá sob mediação de Ariana Britto, coordenadora no Centro. O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o diretor da FGV EBAPE (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas), Flavio Vasconcelos, e o co-fundador do Movimento Agora, Rafael Parente, são presenças confirmadas.

Também participam da comemoração: a presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Maria Helena Guimarães de Castro, o diretor de Políticas Educacionais na Fundação Lemann, Daniel de Bonis, o superintendente executivo do Instituto Unibanco, Ricardo Henriques, e a CEO da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann.

Desde que foi criado, cerca de 2,8 milhões de alunos da rede pública — do ensino fundamental (municipal) e do ensino médio (estadual) — foram impactados pelas ações do Centro, que é sediado em uma das instituições de ensino de maior credibilidade do país, a Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas (FGV EBAPE) e tem como missão melhorar a gestão da política educacional para que o Brasil tenha uma educação básica equitativa, inovadora e de qualidade, por meio de desenvolvimento de líderes educacionais e produção de conhecimento.