Notícia: Pesquisa Juventudes, Educação e Projeto de Vida

Pesquisa Juventudes, Educação e Projeto de Vida

O que os jovens pensam sobre o futuro? Quem os apoia e inspira a sonhar? Como se relacionam com a escola? E com a internet? 

Para responder a essas perguntas, a Fundação Roberto Marinho ouviu mais de 1500 jovens de classe C, D e E, estudantes de escolas públicas do Brasil. A Pesquisa Juventudes, Educação e Projeto de Vida, realizada em parceria técnica com a Plano CDE, revela as percepções, hábitos e expectativas dos jovens das classes C, D e E sobre projeto de vida, educação, aprendizagem e acesso e uso da internet. 

O leitor encontrará informações sobre os sonhos e anseios das juventudes, passando por aspectos como redes de apoio, experiência de aprendizado na escola e pela internet e obstáculos para a aprendizagem e para a permanência na escola. Os dados sugerem que a estrutura social, o contexto familiar e as experiências dos jovens são fatores que facilitam ou dificultam o alcance dos direitos à educação e ao trabalho, que aparecem no estudo como sonho para o futuro. 

A pesquisa contou com a participação de seis jovens lideranças, representantes de todas as regiões do Brasil, como consultores em todas as etapas do estudo: concepção, elaboração de questionários, roteiros, coleta e análise dos dados. 

Finalizado em março de 2020, o estudo apresenta informações importantes para o planejamento de agendas intersetoriais, que promovam o engajamento dos jovens, dos educadores, dos familiares e da sociedade em uma grande mobilização em prol dos direitos das juventudes. 

Com quem falamos 

A pesquisa contou com etapas quantitativa e qualitativa.  A quantitativa contou com 1.510 estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas de todas as regiões do Brasil – 92% dos estudantes dessas etapas escolares em escolas públicas são de classe C, D e E, rendimento domiciliar per capita de até R$ 1.500 (Pnad, 2018). 

Da etapa qualitativa, participaram estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Ensino Médio de escolas públicas de todas as regiões; jovens de 15 a 17 anos que estão fora da escola e jovens de 18 a 24 anos que não terminaram o Ensino Médio. 

Assista ao webinar sobre os resultados da pesquisa: 

Veja aqui o programa Debate, do Canal Futura, sobre a pesquisa:

https://globosatplay.globo.com/assistir/futura/debate/v/8599383/

E conheça mais sobre os jovens participantes da pesquisa:

https://www.futura.org.br/juventudes-educacao-e-projeto-de-vida/

 

Clique abaixo para o download do relatório completo:

https://www.frm.org.br/conteudo/professores/publicacao/pesquisa-juventudes-educacao-e-projeto-de-vida