Notícia: Classes Abertas: nova edição debate EJA, Novo Ensino Médio, saúde mental dos professores e mais

Classes Abertas: nova edição analisa a educação de jovens e adultos

Nova edição debate EJA, Novo Ensino Médio, saúde mental dos professores e mais

No dia 29 de junho, a série de debates Classes Abertas traz mais uma oportunidade de encontros e debates importantes sobre temas relacionados à educação. Desta vez, algumas questões bastante relevantes e urgentes farão parte das conversas:

  • Qual o panorama das desigualdades e desafios de acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil de hoje?
  • Quais os desafios do Novo Ensino Médio, considerando o acesso, a inclusão e a permanência?
  • Quais as perspectivas da saúde mental de alunos e professores?
  • O que podemos aprender com as respostas que o Brasil dá ao Brasil?

Confira as participações do Classes Abertas

Uma mulher negra sorri. Ao fundo, uma árvore e algumas cadeiras de plástico.
(Foto: divulgação)

Profa. Dra. Analise de Jesus da Silva: Mestre e Doutora em Educação pela UFMG. Pós-Doutora em Educação de Jovens e Adultos. Professora no Programa de Pós-Graduação “Mestrado profissional – Educação e docência – Promestre”, da FAE/UFMG. Coordenadora do Comitê Mineiro da CNDE e do Fórum Mineiro de EJA.

Uma mulher branca sorri. Ao fundo, uma estante com livros.
(Foto: divulgação)

Profa. Ana Paula Severiano: professora da educação básica, consultora do Cenpec e formadora da Olimpíada de Língua Portuguesa, é ainda autora de materiais didáticos, tendo o livro Educação para a Vida, da Editora Moderna, sobre Projeto de Vida, aprovado no Programa Nacional do Livro Didático em 2020.

Um homem sorri. Ao fundo, uma árvore e uma rua.
(Foto: divulgação)

Hugo Monteiro Ferreira: Professor adjunto do Departamento de Educação da UFRPE. Coordenador do Núcleo do Cuidado Humano da UFRPE. Líder do GETIJ – Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. Pesquisador na área de saúde emocional e mental de crianças, adolescentes e jovens. Membro da Cátedra UNESCO de Leitura. Membro do NEFOPP – Núcleo de Estudos da Formação Docente e da Prática Pedagógica. É terapeuta de crianças, adolescente e jovens, e tem desenvolvido pesquisas sobre a saúde emocional delas e deles. É autor da pesquisa Geração do Quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar. Em 2014, foi finalista do Prêmio Jabuti.

Serviço

Sobre o Classes Abertas

Iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com apoio do Todos Pela Educação, a série de debates Classes Abertas ­promove encontros formativos virtuais, no youtube do Canal Futura, com base na agenda da educação e as causas da atualidade.