Artigo: SEJA

SEJA

Fundo branco, com a logomarca do projeto SEJA escrita em vermelho, ao lado de um grafismo também vermelho, que remete à marca do Telecurso.
Conheça o Seja - Curso preparatório para o ENCCEJA gratuito e totalmente online

A Fundação Roberto Marinho dá continuidade ao seu projeto voltado à Educação de Jovens e Adultos: sEJA. Dedicado à preparação para as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ( ENCCEJA), o sEJA é um curso online gratuito, organizado em salas aqui no Google Sala de aula, com conteúdo e aulas desenvolvidas por professoras e professores da Escola da Fundação Roberto Marinho.

Todas as salas virtuais estão abertas aos estudantes que não concluíram os seus estudos e desejam a certificação de conclusão do Ensino Fundamental (Anos Finais) e/ou do Ensino Médio.

Como funciona o sEJA?

No SEJA, você contará com professores, além de conteúdos e atividades a serem desenvolvidas até o dia da prova. Nosso curso online foi organizado de acordo com as áreas do conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação, Matemática e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

As aulas serão disponibilizadas na plataforma três vezes na semana, conforme Guia de Estudos. Em cada material compartilhado você encontrará conteúdos e atividades relacionadas às Áreas do Conhecimento que fazem parte da(s) prova(s) que você fará.

Quer se inscrever? Clique no link abaixo, bons estudos e boa sorte!

Informações importantes:

  • A responsabilidade pela inscrição no Encceja é da(o)estudante.
  • O certificado de conclusão para as(os) aprovadas(os) é emitido pelas secretarias estaduais de educação e pelos institutos federais que têm acordo com o Inep (InstitutoNacional de Estudos e Pesquisas Educacionais AnísioTeixeira). A lista das instituições certificadoras do Encceja vem como anexo no edital do Exame.

Sobre o Encceja 2024

Quem pode fazer a prova?

Jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior, inclusive as pessoas privadas de liberdade, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada.

Para certificação do ensino fundamental, é preciso ter, no mínimo, 15 anos completos na data de realização do exame.A certificação do ensino médio exige a idade mínima de 18 anos completos no dia de aplicação da prova.

Como as provas estão organizadas?

O Encceja é composto por 4 provas, que são objetivas, presenciais e aplicadas em vários polos a serem escolhidos pelos participantes no momento da inscrição. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha.

Durante a inscrição, é necessário escolher de quais provas a(o) candidata(o) deseja receber o certificado. Ou seja, além de escolher entre Ensino Médio e Ensino Fundamental, é preciso indicar quais provas deseja realizar.

O gênero exigido da Redação é o modo dissertativo-argumentativo, com um tema pautado na relevância social,cultural e/ou política; 

A Redação tem a pontuação de 0 a 10. Para a(o) candidata(o)ser aprovada(o), precisa alcançar, pelo menos, 5 (cinco)pontos.

Para mais informações sobre o Encceja, acesse o site oficial do Exame clicando no link abaixo.