Vem brincar no museu!

Publicada em
10 de outubro de 2016

No Dia das Crianças, 12 de outubro, os museus no Rio, São Paulo e Recife prepararam uma programação especialmente para os pequenos. O Museu de Arte do Rio (MAR), na Praça Mauá, promoverá atividades com o mote “MAR é lugar de criança” e a entrada será gratuita. Ao longo do dia serão realizadas apresentações do Projeto Samba Menino com muita música, história, alegria e sorteio do livro de mesmo nome. Também na quarta, o MAR convida para a Estação de Desenho, onde a criançada poderá criar a sua própria arte, por meio de jogos, brincadeiras, desafios e experiências com materiais, suportes e temas.

Mar_Crianca_Thales Leite3

Estação de Desenho é uma das atrações da programação infantil do MAR

No Museu do Amanhã, a exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont” estimula a imaginação e criatividade das crianças. A mostra inclui protótipos das principais criações de Santos Dumont e duas réplicas em tamanho real: o avião Demoiselle, que simula um voo sobre o Rio de Janeiro e Paris, e o pioneiro 14bis, instalado na entrada do Museu. No fim de semana, dias 15 e 16 de outubro, o museu vai mostrar para criançada como se alimentar bem. “Alimentando Amanhãs” reúne sabores e saberes para conviver e aprender sobre como nutrimos diferentes amanhãs. Integram a programação uma oficina sobre como fazer um lanchinho saboroso e nutritivo, um bate-papo com a apresentadora do programa Socorro! Meu filho come mal, Gabriela Kapim, sobre mudanças de hábitos e muito mais.

Em São Paulo, o Museu do Futebol promove oficinas e brincadeiras inspiradas no universo das histórias de Maurício de Souza. As crianças poderão conhecer mais sobre o esporte em “Todo mundo joga com a Turma da Mônica”, além de aproveitar o dia em outras atrações do museu como o “Quebra-cabeça Charles Miller”, a “Oficina de Dedoche” e “Futebol de Botão”. Também no dia 12, as instrutoras do time de futebol feminino “Pelado Real FC” convidam todos para jogar bola na área externa do Museu, das 11h às 15h. Para visitar o Museu, crianças de até 12 anos terão gratuidade no período de 11 a 16/10.

 

Vitrines contam curiosidades
Exposição “O Poeta Voador”, no Museu do Amanhã

No Paço do Frevo, em Recife, o Núcleo de Ações Educativas promove, além da visitação ao museu, a experiência de algumas brincadeiras tradicionais como Dança das Cadeiras, Seu Rei Mandou Dizer, Forca e outras novas brincadeiras criadas especialmente para o período como a Fila Sabida. O público irá aprender e se divertir ao som das diversas musicalidades do ritmo. O diaé todo das crianças: além da visitação ao espaço e da vivência Toca Frevo – utilizando o corpo como fonte de produção sonora para levar ao visitante diferentes práticas musicais do frevo – haverá a atividade Frevo, Movimento e Animação, uma oficina de taumatrópio, um dispositivo óptico que dá a ilusão de combinação de duas figuras distintas postas em movimento, que possibilitará aos visitantes uma interessante experiência visual. Além disso, a partir das 10h, o Paço do Frevo recebe o espetáculo “Circo Caravana”, da Caravana Tapioca.

Confira a programação completa dos museus:

• MAR (RJ)
Quarta-feira (12/10)
Projeto Samba Menino, às 11h e 15h
Para celebrar o Dia das Crianças, serão realizadas duas apresentações com muita música, história, alegria e sorteio do livro que leva o mesmo nome da atividade. O projeto criado pelo publicitário, músico e produtor Raphael Moreira, em 2011, busca levar a história da nossa cultura para os pequenos.

Estação de Desenho, de 14h às 17h
Ainda na quarta-feira, o MAR convida para a Estação de Desenho, onde a criançada poderá criar a sua própria arte, por meio de jogos, brincadeiras, desafios e experiências com materiais, suportes e temas.

Sábado (15/10)
Em todos os sábados do mês, o Espaço da Criança ficará aberto ao público infantil para a atividade “Jardim das ideias”, às 15h, nos pilotis do museu. A artista Eduarda Ribeiro vai promover uma experiência de jardinagem, em um laboratório de estrutura inflável criado pelo artista João Marcos Mancha, e convidará crianças a entrarem em contato com a terra, produzirem mudas e confeccionarem buquês. Ao final da brincadeira, os jardineiros mirins poderão levar para casa as suas produções. As vagas são limitadas e haverá distribuição de senhas no local, às 14h.

Domingo (16/10)
No domingo, das 14h às 17h30, acontece a oficina do projeto “O nome do medo”, da artista Rivane Neuenschwander, no MAR. A criançada será estimulada a desenhar e confeccionar capas que possam ajudá-las a acolher e se proteger de seus medos. O material produzido durante a experiência será transformado em objetos tridimensionais pela artista, com a colaboração do fashion designer Guto Carvalho Neto e acompanhamento de Lisette Lagnado. As obras produzidas a partir dessas atividades passarão a integrar a coleção do Museu de Arte do Rio e serão expostas em fevereiro de 2017. As inscrições devem ser feitas no local, uma hora antes da atividade. Estarão disponíveis 20 vagas para os pequenos entre 6 e 8 anos.

 

• Museu do Amanhã (RJ)
Quarta-feira (12/10)

Exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont”
Com linguagem audiovisual e atividades interativas, a exposição destaca a capacidade de inovação do inventor brasileiro, um visionário que se dedicou à ciência e à tecnologia inspirado pela arte. A mostra inclui protótipos das principais criações de Santos Dumont e duas réplicas em tamanho real: o avião Demoiselle, que simula um voo sobre o Rio de Janeiro e Paris, e o pioneiro 14bis, instalado na entrada do Museu.

Sábado (15/10)

Visita Mediada: Trilhar os amanhãs do que comemos
Exposição Principal
10h30 – 11h30 | 14h – 15h
20 pessoas. Inscrição na bilheteria*.
Quantas conexões podemos fazer entre a comida e o Cosmos? Quando comer é nutrir? Será que a comida alimenta nosso corpo e nosso cultura? Pra onde vai o que produzimos e não comemos? Convidamos crianças pequenas e crianças grandes para conversar com a gente sobre como alimentamos os amanhãs possíveis!

Oficina de Sabores com o Alimentamente
Jardins do Museu
10h – 10h50 | 13h – 13h50
Até 10 pessoas*
Uma oficina para aprender a preparar e saborear sucos, pastinhas, doces, vitaminas e saladas, totalmente veganas, realizadas em conjunto com as crianças, utilizando ingredientes orgânicos e frescos.
O Alimentamente é um projeto de educação socioambiental através da culinária. Nosso eixo central é a alimentação, e o preparo da comida é uma ferramenta pedagógica para trabalharmos as várias questões que permeiam esse universo. Comer é um ato político, e por isso podemos discutir e reconstruir essas questões que atravessam nossa comida, através do preparo dela. Pensar, preparar e se deliciar com a comida é fundamental para nos aproximarmos desse universo, e sermos mais conscientes de nós e de como afetamos o mundo à nossa volta.

Conversas em Roda com Mariane Lino sobre Conversas na Geladeira
10h30 – 11h20
O segundo livro de Mariane Lino, de 14 anos, Conversas na Geladeira, conta sobre uma conversa entre os alimentos e a geladeira da casa da pequena Bia. Nessa conversa, cada um fala de sua importância. Ora de onde vieram, ora se relacionando à saúde, ora dando conselhos. Porém, essa conversa acaba virando uma discussão, pois cada um fica se achando melhor que os demais. Mas, para acabar com as desavenças, Bia tem um recado para eles.
Mariane Lino, é uma criança muito alegre e questionadora. Além de escrever, ela gosta de desenhar, dançar, nadar, fazer novas amizades. Possui uma memória muito impressionante. Como prova disso, entre suas façanhas, destacamos o hábito de memorizar as placas dos carros dos amigos, os nomes completos das pessoas, os países e suas capitais, letras de música, falas de personagens em filmes…
Além de contar um pouco sobre seu processo de criação e escrita, os livros de Mariane estarão disponíveis, durante todo o dia, para venda.

Prato Lúdico com os Educadores do Museu do Amanhã
11h30 – 12h20 | 15h – 15h50
De quantas formas é possível sentir aquilo que nos alimenta? Na boca, no nariz, na pele, nos olhos? Alanna Martins, Cleyton Caminha, David Alfredo e Juliana Stavale – educadores do Museu do Amanhã – se dedicaram a experimentar as formas, os sabores, os cheiros e as texturas que nossos alimentos podem ter. Venha descobrir conosco formas divertidas e sustentáveis de fazer aquele prato contar uma história.

Conversas em Roda com Gabriela Kapim
14h – 14h50
“Cuidado talvez seja a palavra de maior importância pra mim. Cuidar é parte fundamental no que faço. Descobri o mundo encantador das crianças e como é incrível o poder que elas têm de ver a vida de um jeito tão simples e com uma lógica tão mais inteligente que a nossa, na maioria das vezes.Para cuidar bem dos pequenos, fui percebendo que era preciso também cuidar dos adultos que estão em volta deles”. Gabriela Kapim, apresentadora do programa Socorro! Meu filho come mal vem bater um papo sobre como mudar os hábitos, conhecer novos sabores e cuidar dos nossos corpos e nossos sentidos.

Jogo do Destino Final: Para onde vai o nosso lixo?!
15h – 17h
Você já pensou para onde vai aquilo que você não usa mais? A comida que você deixou no prato?
Cada resíduo descartado possui um destino adequado, como reciclagem, compostagem ou aterro sanitário. Mas se existem estes destinos, por que encontramos tantos resíduos sólidos nos rios e na Baía de Guanabara? Por meio do “Jogo do Destino Final” o público que passar pelos jardins do Museu será convidado pela equipe de Educação para vivenciar, como peças do jogo, os caminhos que o lixo pode percorrer ao sair de nossas casas, e ao mesmo tempo, discutir possíveis desvios. O Jogo do Destino Final é uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Da geladeira à Lancheira com Mayra Abbondanza
16h – 16h30 | 16h40 – 17h10
*Até 20 pessoas
*Inscrições 30min antes

Como fazer aquele lanchinho saboroso, nutritivo e sustentável pra levar na lancheira (mas pode ser na marmita também!)
Mayra Abbondanza é engenheira de alimentos e cozinheira, além de mãe de quatro filhos: Pedro, Julia, Francisco e Felipe. Mayra é autora do livro “O que fazer para meu filho comer bem?”. Hoje, juntamente com sua equipe, aplica sua experiência multidisciplinar como consultora em alimentação infantil consciente para uma geração mais saudável, tanto para marcas ligadas ao universo culinário, como também para famílias.
Cortejo com Barracão da Potí
17h – 18h
Somos artistas em pernas de pau , com muito potencial, um grupo plural. Temos atrizes, atores, músicos, diretores, professores, adultos e crianças, costureiras, designer, engenheiras, e para caso de precisão, uma advogada é sempre baum!!! Formamos o coletivo do Barracão!!! Somos retirantes artistas, singelos cordelistas em nossas próprias emoções. Tecemos em várias mãos pequenos versos poéticos a partir de inspirações sobre a ancestralidade da cultura nordestina brasileira. Seus personagens e tradições, mestres e realizações.

Domingo (16/10)

Trilhar os amanhãs do que comemos
10h30 – 11h30 | 14h – 15h
* 20 pessoas/ Inscrição na bilheteria
Quantas conexões podemos fazer entre a comida e o Cosmos? Quando comer é nutrir? Será que a comida alimenta nosso corpo e nosso cultura? Pra onde vai o que produzimos e não comemos? Convidamos crianças pequenas e crianças grandes para conversar com a gente sobre como alimentamos os amanhãs possíveis!

Jogo do Destino Final: Para onde vai o nosso lixo?!
10h – 12h
Você já pensou para onde vai aquilo que você não usa mais? A comida que você deixou no prato?
Cada resíduo descartado possui um destino adequado, como reciclagem, compostagem ou aterro sanitário. Mas se existem estes destinos, por que encontramos tantos resíduos sólidos nos rios e na Baía de Guanabara? Por meio do “Jogo do Destino Final” o público que passar pelos jardins do Museu será convidado pela equipe de Educação para vivenciar, como peças do jogo, os caminhos que o lixo pode percorrer ao sair de nossas casas, e ao mesmo tempo, discutir possíveis desvios. O Jogo do Destino Final é uma parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Prato Lúdico com os Educadores do Museu do Amanhã
11h30 – 12h20 | 15h – 15h50
De quantas formas é possível sentir aquilo que nos alimenta? Na boca, no nariz, na pele, nos olhos? Alanna Martins, Cleyton Caminha, David Alfredo e Juliana Stavale – educadores do Museu do Amanhã – se dedicaram a experimentar as formas, os sabores, os cheiros e as texturas que nossos alimentos podem ter. Venha descobrir conosco formas divertidas e sustentáveis de fazer aquele prato contar uma história.

 

• Museu do Futebol (RJ)

Quarta-feira (12/10)

No Dia das Crianças, o projeto “Todo mundo joga com a Turma da Mônica” contará com um espaço para jogos, oficinas e brincadeiras inspiradas no universo das histórias de Mauricio de Sousa. Ainda no dia 12, diversas atividades serão propostas pelos educadores do museu, dentre elas: “Quebra-cabeça Charles Miller”, “Oficina de Dedoche” e “Futebol de Botão”. As instrutoras do time de futebol feminino “Pelado Real FC” – que promove, desde 2015, em conjunto com a Turma da Mônica o evento Soccer Camp Feminino “Donas da Rua”-, também convidarão a todos a jogarem bola na área externa do Museu, das 11h às 15h.

Para visitar o Museu, crianças de até 12 anos terão gratuidade no período de 11 a 16/10.

 

• Paço do Frevo (Recife, PE)

Terça-feira (11/10)

A partir do dia 11/10, o Núcleo de Ações Educativas do Paço promove, além da visitação ao museu, a experiência de algumas brincadeiras tradicionais como Dança das Cadeiras, Seu Rei Mandou Dizer, Forca e outras novas brincadeiras criadas especialmente para o período como a Fila Sabida. O público irá aprender e se divertir ao som das diversas musicalidades do ritmo.
Quarta-feira (12/10)

O dia 12 é todo das crianças: além da visitação ao espaço e da vivência Toca Frevo – utilizando o corpo como fonte de produção sonora para levar ao visitante diferentes práticas musicais do frevo – haverá a atividade Frevo, Movimento e Animação, uma oficina de taumatrópio, um dispositivo óptico que dá a ilusão de combinação de duas figuras distintas postas em movimento, que possibilitará aos visitantes uma interessante experiência visual. Além disso, a partir das 10h, o Paço do Frevo recebe o espetáculo “Circo Caravana”, da Caravana Tapioca. A participação é livre para todos os públicos e está inclusa no valor do ingresso.

* As inscrições para a Semana da Criança são feitas na hora, e as atividades ocorrerão no turno da manhã, das 9h às 12h e da tarde, das 14 às 17h.