Seminário debate aprendizagem profissional e mundo do trabalho

Publicada em
25 de fevereiro de 2016

A inserção de jovens no mundo do trabalho é um dos desafios da economia – não só brasileira, mas mundial. Entidades como a Organização Mundial do Trabalho destacam a importância de se enfrentar o desequilíbrio entre oferta e demanda de oportunidades e a necessidade de se incentivar a formação profissional e o empreendedorismo. Para os jovens, a aprendizagem promove o acesso qualificado ao mundo do trabalho. Para as empresas, mais que uma obrigação legal, é uma oportunidade de desenvolvimento humano e de formação de futuros colaboradores engajados na cultura corporativa.

A partir dessas questões, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), com apoio da Fundação Roberto Marinho, promove nesta sexta-feira, 26, em São Paulo, o seminário “Aprendizagem profissional e inserção qualificada de adolescentes e jovens no mercado de trabalho”. Entre os temas abordados estão os mecanismos de acesso dos jovens ao mundo do trabalho, a sensibilização de empregadores e a necessidade de articulação política e de órgãos públicos para inclusão dos adolescentes na prática laboral.

O Aprendiz Legal é resultado de uma parceria de longo prazo entre CIEE e a Fundação Roberto Marinho. O programa é voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho, contribuindo para a formação de cidadãos autônomos, que saibam fazer novas leituras de mundo, tomar decisões e intervir de forma positiva na sociedade. O Aprendiz Legal se apoia na Lei da Aprendizagem (10.097/2000) e está presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal. Atualmente, o número de aprendizes ultrapassa os 89 mil, distribuídos por mais de 16 mil empresas em todo país.

PROGRAMAÇÃO:
9h: Pronunciamento do presidente do Conselho Diretor CIEE Nacional, Luiz Gonzaga Bertelli; e pronunciamento do secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, Hugo Barreto.
9h30: Palestra “O acesso de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade à aprendizagem profissional”, proferida pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome – MDS, Tereza Campello.
10h: Palestra “A contratação obrigatório de aprendizes (cotas) pelas empresas de médio e grande porte”, proferida pelo ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto.
10h30: Palestra “A política educacional brasileira e a mobilização dos adolescentes e jovens para o mercado de trabalho”, proferida pelo ministro Interino da Educação – MEC, Luiz Cláudio Costa.

SERVIÇO:
Evento: Seminário CIEE/FRM – Aprendizagem profissional e inserção qualificada de jovens no mercado de trabalho
Data e horário: 26 de fevereiro (sexta-feira), 8h30
Local: Espaço Sociocultural/Teatro CIEE – Rua Tabapuã, 445 – Itaim Bibi – São Paulo/SP
Inscrições gratuitas e obrigatórias: www.ciee.org.br/portal/eventos