Paço do Frevo comemora aniversário no Dia do Frevo

Publicada em
9 de fevereiro de 2017

O Paço do Frevo celebra seu terceiro aniversário e o Dia do Frevo com programação especial no próximo dia 9, durante todo o dia.

Pela manhã, a partir das 10h, participam da cerimônia de aniversário o Ministro da Cultura, Roberto Freire; o prefeito do Recife, Geraldo Julio; o diretor-presidente do IDG, Ricardo Piquet; o representante do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo; e a gerente geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho, Vilma Guimarães. Na ocasião, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, vai homenagear o Paço com a entrega do certificado de Centro de Referência.

“O Frevo é Patrimônio Imaterial da Humanidade e criamos o Paço para celebrá-lo o ano inteiro. O povo do Recife, do Brasil, gente do mundo todo abraçou o nosso Paço e fez dele uma referência em cultura, educação, arte e inclusão. Quanto mais a gente conhece e reconhece o Frevo como expressão da nossa cultura, a gente se reconhece como brasileiro. A cada grupo de educadores, de estudantes, de músicos, de passistas que visita o Paço são reinventados os passos que esse espaço físico promove”, afirma Vilma Guimarães, gerente geral de Educação da Fundação Roberto Marinho.

Na cerimônia de aniversário será ainda lançado em livro o dossiê que documenta a candidatura do Frevo a Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil – título recebido em 2007 e que este ano completa 10 anos. A cerimônia também vai contar com apresentação dos estudantes dos cursos de Prática de Orquestra de Frevo de Bloco e Canto-Coral e participação da Orquestra Acadêmica do Paço do Frevo e da Escola de Dança.

À tarde, na palestra interativa “Frevo, capoeira e passo”, o teatrólogo e escritor Reinaldo de Oliveira faz um panorama da história do frevo, às 14h. E, às 15h30, o Paço abre as portas para o lançamento das biografias do Maestro Ademir Araújo e Claudionor Germano, acompanhado de apresentações artísticas.

O dia de comemorações se encerra com muita festa na praça, em frente ao Paço, com o encontro de estandartes, flabelos e bonecos, às 17h.
Localizado na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife, o Paço do Frevo é uma iniciativa da Prefeitura do Recife, com realização da Fundação Roberto Marinho e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). O projeto conta com o patrocínio cultural do Grupo Globo e do Banco Itaú, além de apoio do Instituto Votorantim. Os parceiros institucionais do espaço são a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), a Rede Globo, o Governo do Estado de Pernambuco, por meio de sua Secretaria de Turismo e da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), o Instituto Votorantim e o Instituto Camargo Corrêa. A realização é do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

PROGRAMAÇÃO:
QUINTA-FEIRA, DIA 9/2
09h Café com frevo
Café da manhã de acolhimento dos (as) convidados (as) ao som de Orquestra de Frevo.
10h Solenidade de aniversário
Com a presença do Ministro da Cultura, Prefeito do Recife, Diretor-Presidente do IDG e representante do Comitê Gestor de Salvaguarda do Frevo
Local: Praça do Frevo – 3º andar do Paço do Frevo
14h Palestra “Frevo, Capoeira e Passo”
Palestra interativa sobre a história do frevo com o teatrólogo e escrito Reinaldo de Oliveira.
Local: Centro de Documentação e Pesquisa Maestro Guerra-Peixe
15h30 Lançamento das biografias de Maestro Ademir Araújo e Claudionor Germano
Local: Praça do Frevo – 3º andar do Paço do Frevo
17h Encontros de estandartes, flabelos e bonecos
Local: Em frente ao Paço do Frevo (evento de rua)