Museus têm programação variada no fim de semana

Publicada em
9 de dezembro de 2016

Neste fim de semana, os museus concebidos pela Fundação Roberto Marinho têm programação variada. Confira os destaques.

O Museu do Futebol, em São Paulo, participa da ação Sonhar o Mundo, que reúne as instituições da cidade em campanha contra o preconceito. No sábado, das 14h às 15h30, tem Oficina Abayomi, que resgata a cultura afro-brasileira e propõe uma reflexão sobre a escravidão e o preconceito racial. As bonecas Abayomi eram feitas como amuletos a partir de retalhos das roupas de mulheres escravas para acalentar seus filhos durante o trajeto de navio entre a África e o Brasil. A palavra Abayomi quer dizer feliz encontro. Mais sobre a Sonhar o Mundo em http://www.cultura.sp.gov.br/sonharomundo/index.html

No domingo, no mesmo horário, educadores do Museu do Futebol ensinarão o Goalball, primeira modalidade paralímpica criada sem ser uma adaptação de um esporte já existente. Em 1946, o austríaco HanzLorezen e o alemão Sepp Reindle criaram este jogo para os veteranos da Segunda Guerra Mundial que haviam perdido a visão.

Nos dois dias, a visita mediada ao Estádio do Pacaembu + Museu tem início às 11h, em grupo de até 20 pessoas. Durante a caminhada ao redor do campo e pelo acervo do Museu, os participantes conhecerão a importância do Estádio, patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de São Paulo, e sua relação com a história do futebol e do País.

Já o Paço do Frevo, em Recife, tem nova exposição temporária: “Frevo Experimental: Trânsitos e experiências criativas”. Com três ambientes, a exposição não apenas enaltece o caráter contraventor e espontâneo da expressão cultural, como promove um debate que busca entender o que é o frevo, o lugar que ocupa e seu futuro.

Aproveitando o mote oferecido pelo fim de ano, o Paço tem como temática do mês a celebração de conexões – encontros, diálogos, reflexões que foram vivenciados em conexões movidas pelos sons e pelos passos do frevo. A ideia é comemorar e antecipar aos desejos para que, em 2017, as boas energias do frevo transmitam otimismo, empatia e realizações. No dia 10 tem Sábado no Paço, apresentações culturais de grupos e agremiações na Praça do Frevo (3º andar) às 16h. Neste fim de semana: Maestro Ademir Araújo e Orquestra. (Acesso gratuito, mediante apresentação do ingresso).

O espaço também promove visita mediada, com os educadores, voltada ao público espontâneo em passeio ao Paço do Frevo. Sábados e domingos, sessões às 15h, 16h e 17h. Grupos acima de 10 pessoas, com agendamento prévio por telefone (81)3355-9527 ou e-mail agendamento@frevo.org.br (Acesso incluso no ingresso, sujeito à lotação). E também aos sábados e domingos, acontece a vivência “Vamos Cair no passo”: Utilizando-se do binário do frevo, ao término da visita, o visitante experimenta 10 passos básicos e encerra com um jogo de improvisos. Terças, das 9 às 12h | 14 às 17h. Sábados e domingos, 14h às 17h. Com o professor Jorge Viégas na Praça do Frevo (3º andar) (Acesso incluso no ingresso).

O Museu de Arte do Rio – MAR, no Rio de Janeiro, tem quatro elogiadas exposições em cartaz. “Meu mundo teu – Alexandre Sequeira (informações aqui), “Enquanto bebo a água, a água me bebe – Lucia Laguna” (leia mais aqui), “A cor do Brasil” (informações aqui) e “Leopoldina, princesa da Independência, das artes e das ciências” (informações aqui)

No sábado, acontece a visita mediada “Conheça o MAR”, que apresenta o museu e suas exposições, às 10h e às 15h. E no domingo, o encontro Conversa de Galeria + Máscaras e Janelas (informações aqui), às 14h.

Já o Museu do Amanhã, além de sua exposição principal e das temporárias “O Poeta Voador, Santos Dumont”, promove as visitas mediadas Trilhar os Amanhãs, que apresenta o conceito do museu e os cinco grandes módulos da Exposição Principal – Cosmos, Terra, Antropoceno, Amanhãs e Nós (informações aqui). No sábado tem também EnCantação de Histórias, com contações de histórias sobre origens, planetas, Deusas e frutas.

O museu tem ainda as exposições temporárias Rolé Pelo Rio Hackeado, no Laboratório de Atividades do Amanhã, e Ilusão e arte: A magia dos efeitos visuais no cinema, que fica no lounge e termina neste domingo.

E na Casa da Cultura de Paraty, está em cartaz a exposição Outro – Colagistas sin fronteras. A partir do dia 15, a Casa inaugura quatro exposições simultaneamente. Mais informações na página da Paraty Cultural no Facebook.