‘Legalize Aprendiz’: um manifesto
pela Lei da Aprendizagem

Publicada em
24 de abril de 2015

“É legal pra sua empresa, é legal para o país.” A letra do rap cantado pelo MC Mãe resume o mote do movimento “Legalize Aprendiz”, que a Fundação Roberto Marinho lança nesta sexta-feira, 24 de abril, data em que se comemora o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A campanha, em formato de manifesto, busca sensibilizar a sociedade sobre a importância de inserir os jovens entre 14 e 24 anos no mundo do trabalho, criando oportunidades de primeiro emprego e garantindo educação e formação profissional de qualidade.

Campanha Legalize Aprendiz, do programa Aprendiz Legal

 

O movimento “Legalize Aprendiz” trabalha para divulgar e exigir o cumprimento da Lei nº 10.097, a chamada Lei da Aprendizagem. Em vigor há 15 anos, a lei determina que as empresas de médio e grande porte tenham entre 5% e 15% de aprendizes no seu quadro de funcionários. Veja o vídeo aqui.

A campanha tem estética e linguagem inspiradas no público jovem, e um rap criado para o próprio movimento, na voz do rapper MC Mãe: “A Lei da Aprendizagem tá aí pra ser cumprida / Muita gente só precisa de uma chance na vida / Se você é empresário pode ser nosso parceiro / Ensinando seu trabalho ajudando um brasileiro / A Lei da Aprendizagem é o que a gente sempre quis / É legal pra sua empresa, é legal para o país / Legalize!

“O movimento “Legalize Aprendiz” foi criado para que todos saibam como e por que aderir à Lei da Aprendizagem, e estimular seu cumprimento, pois ela proporciona ao jovem melhor desenvolvimento, qualificação e inserção no mundo do trabalho, trazendo benefícios não só para o jovem, mas para o Brasil. Mais do que uma obrigação, a Lei de Aprendizagem é um instrumento de transformação. Além disso, o programa ajuda a descobrir e formar novos talentos para as empresas”, explica Marcelo Bentes, coordenador institucional do programa de aprendizagem Aprendiz Legal.

Visando o cumprimento da legislação, o Ministério do Trabalho e Emprego determinou como meta do Plano Nacional da Aprendizagem Profissional a contratação de 1,2 milhão de jovens até 2015. Hoje as vagas preenchidas por aprendizes não chegam a 30% de todo o potencial de contratações.

Campanha Legalize Aprendiz, do programa Aprendiz Legal

Aprendiz Legal
O Aprendiz Legal é um programa de aprendizagem, com realização da Fundação Roberto Marinho e implementação do CIEE e da Gerar, voltado para a preparação e inserção de jovens no mundo do trabalho. Desde 2004, o programa auxilia as empresas a cumprir a cota de contratação de aprendizes, exigida pela Lei da Aprendizagem. Cerca de 80 mil jovens estão em formação pelo programa hoje.
Presente em 25 estados brasileiros e no Distrito Federal, o Aprendiz Legal oferece cursos em 11 áreas de atuação, como Ocupações Administrativas, Comércio e Varejo, Logística, Auxiliar de Produção Industrial e Turismo e Hospitalidade.

Aprendiz Legal na web:
Facebook: /ProgramaAprendizLegal
Youtube: /aprendizlegal
Instagram: @aprendizlegal
Site: www.aprendizlegal.org.br