Futura fala de sustentabilidade e mostra impacto da tragédia de Mariana

Publicada em
1 de junho de 2017

A Semana do Meio Ambiente será lembrada com muita informação no Futura. Nesta segunda-feira, dia 5, o Canal exibe o documentário “Rio Doce, histórias de uma tragédia”. Da destruição e morte até as questões sociais, econômicas e ambientais que levarão muitos anos para serem equacionadas, o filme traz um retrato humano das pessoas atingidas pelo desastre da barragem da Samarco, na cidade de Mariana.
Já no dia 8, o curta “O Morro” acompanha duas famílias em Medellín, Colômbia, que são diferentemente afetadas por um projeto da cidade para transformar um antigo lixão em jardim.

O ano todo, questões ligadas a sustentabilidade, meio ambiente e soluções para as cidades fazem parte da programação do Futura, que pode ser acompanha na TV ou na plataforma futuraplay.org.

Filme "Rio Doce" mostra o impacto da queda da barragem de Mariana
Filme “Rio Doce” mostra o impacto da queda da barragem de Mariana

 

Rio Doce, histórias de uma tragédia (129min)
Da destruição e morte até as questões sociais, econômicas e ambientais que levarão muitos anos para serem equacionadas, o filme traz um retrato humano das pessoas atingidas pelo desastre da barragem da Samarco, na cidade de Mariana.
Estreia: 05/06, 22h15min

Curtas: O Morro (15min)
A história de duas famílias em Medellin, Colombia, que são diferentemente afetadas por um projeto da cidade de transformar um antigo lixão em um jardim.
Estreia: 08/06, 18h45min
Brasil 2050
Quarta-feira 21h

Brasil 2050 apresenta casos sustentáveis bem-sucedidos que exemplificam ações possíveis a partir dos nove temas propostos pelo Visão Brasil 2050.
O Visão Brasil 2050 é um documento que aponta os principais desafios do Brasil em nove temas de referência identificados como relevantes para a realidade do país. A partir do cenário atual procurou-se definir como seria o país desejado em 2050 e qual o caminho para se chegar até lá.
São eles: Valores e Comportamento; Desenvolvimento Humano; Economia; Biodiversidade e Florestas; Agricultura e Pecuária; Energia e Eletricidade; Edificações e Ambiente Construído; Mobilidade, e Materiais e Resíduos.

Cidades e Soluções
Quarta-feira 20h30min

A busca por soluções para um mundo sustentável é o objetivo do programa. Apresentado por André Trigueiro. Destaque para iniciativas que já dão resultado e podem ser replicadas num país onde 80% da população vive em cidades.

Na Trilha da Energia
Quarta-feira 21h30min

Na trilha da energia é um programa pé na estrada que saiu pelo Brasil para entender o processo de geração, transmissão e consumo de energia. Novas fontes de energia, fontes alternativas, geração, desenvolvimento, crescimento, energia limpa, sustentabilidade, aprendizado, consumo consciente, curiosidade, aventura. Na jornada acompanharemos processos e em bate-papos com especialistas do setor de energia elétrica, procurando levar de forma clara à população o que acontece em cada etapa.
Um Pé de Quê? – Um Pé na Cozinha
Quarta-feira 22h
De sua cozinha, Regina Casé parte para uma viagem de descobertas, em que apresenta uma planta comestível a cada episódio, encontra chefs, vai a plantações, entrevista acadêmicos e conhece histórias, pessoas e deliciosas receitas.