Fundação Roberto Marinho participa da Expo CIEE 2015

Publicada em
28 de maio de 2015

A Fundação Roberto Marinho participa da 18ª Feira do Estudante-Expo CIEE 2015 nesta sexta-feira, 29, no Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. O superintendente executivo da Fundação, Nelson Savioli, fará palestra com o tema “Estagiários, aprendizes e as profissões do futuro”, a partir das 14h. De 29 a 31 de maio, a Expo CIEE 2015 contará com a participação de 70 expositores, entre instituições de ensino, empresas e órgãos públicos interessados em programas de estágio e de aprendizagem. São esperados 65 mil visitantes nos três dias de evento.

A Fundação Roberto Marinho é responsável pelo Aprendiz Legal, implementado em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e acaba de lançar uma campanha nacional em prol da lei da aprendizagem, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para a importância de oferecer a jovens entre 14 e 24 anos oportunidades de inserção no mundo do trabalho. Em forma de manifesto, a campanha estimula o cumprimento da Lei da Aprendizagem, que determina que as empresas de médio e grande porte tenham entre 5% e 15% de aprendizes no seu quadro de funcionários.

Na 18ª Feira do Estudante-Expo CIEE 2015, os aprendizes terão vez: são 2 mil vagas em oferta. Para os estudantes dos ensinos médio, técnico e superior, o CIEE disponibilizará 5 mil oportunidades de estágio em organizações parceiras. Um dos destaques da área de exposições é o estande Cyber CIEE, que oferecerá informações sobre os programas de estágio e o Aprendiz Legal.

Nas 100 palestras programadas, especialistas vão falar sobre temas importantes para quem quer ingressar no mundo do trabalho: carreiras mais promissoras hoje; orientação profissional; valor da aprendizagem; dicas para o Enem; postura profissional; segredos para o sucesso nos processos seletivos; as perspectivas do mercado de trabalho e exemplos de profissionais de sucesso, entre outros assuntos.

A feira também contará com uma programação cultural que inclui duelo de rappers, batalha do passinho, shows, apresentações teatrais e o trabalho dos artistas Alex Senna, na sexta, e Apolo Torres, no sábado – cada um pintará um painel, que ficará em exposição na feira. O ingresso é gratuito e as inscrições prévias, que facilitam o acesso, podem ser feitas no site www.ciee.org.br/expociee.

Simulações de dinâmicas de grupo e duelo de robôs
Promovida anualmente pelo CIEE com apoio de importantes organizações, a Feira do Estudante-Expo CIEE é a maior mostra do país destinada à inclusão profissional dos jovens talentos. É uma oportunidade de contato com instituições de ensino que divulgarão seus mais recentes cursos e vestibulares; com empresas que detalharão seus programas de estágio e aprendizagem; com palestrantes que dividirão informações valiosas para início e consolidação de carreiras de sucesso.

Entre as atrações da Expo CIEE 2015 estão salas destinadas a simulações de dinâmicas de grupo, uma das temidas etapas dos processos seletivos. Outro destaque é o Lounge de Intercâmbio, onde empresas especializadas vão esclarecer dúvidas, indicar os melhores destinos e dar dicas sobre viagens e hospedagem para os interessados em fazer cursos no exterior.

SERVIÇO
Local: Pavilhão da Bienal do Parque do Ibirapuera
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – São Paulo/SP
Acesso para pessoas com deficiência
Data: 29 a 31 de maio
Sexta e sábado – 10h às 20 h / Domingo – 10h às 18h
Para evitar filas, faça inscrição antecipada pelo site www.ciee.org.br/expociee
ENTRADA FRANCA

Programação:
Sexta-feira, 29/05
14h – Palestra do superintendente executivo da Fundação Roberto Marinho, Nelson Savioli
Tema: Estagiários, aprendizes e as profissões do futuro.

19h – Batalha de rappers – Estilo Metrô Santa Cruz
Organizada por Marcello Gugu, um dos organizadores da Batalha do Santa Cruz, disputa de MCs que acontece há quase nove anos na estação de metrô Santa Cruz. Celeiro de talentos, já revelou nomes como Emicida e Rashid. Participação do DJ Diamantee.

Sábado, 30/05
15h – Palestra de Érico Borgo (Omelete TV)
Fundador e diretor de redação do site de entretenimento Omelete TV, que fala sobre temas da cultura pop, como cinema, quadrinhos, música, televisão e jogos eletrônicos. Organizador da Comic Con Experience, maior evento focado no mercado geek do Brasil e maior evento indoor em primeira edição no país.
Tema: Evolução dos games e do mercado no Brasil e no mundo.

Domingo, 31/05
15h – Palestra de Junior Perim
Co-criador e diretor executivo do projeto social Crescer e Viver, onde 190 crianças e jovens aprendem as artes do circo, na Praça 11. Nascido em São Gonçalo, foi dirigente da escola de samba Porto da Pedra, onde começou o projeto social envolvendo o circo.
15h45 – Batalha do Passinho – Alunos do Fezinho Pataty no Centro Cultural da Juventude.