Exposição "O Poeta Voador, Santos Dumont" promove atividades educativas no Museu do Amanhã

Publicada em
3 de fevereiro de 2017

Em seu último mês em cartaz no Museu do Amanhã, a exposição “O Poeta Voador, Santos Dumont” promove atividades que vão aproximar ainda mais o público infantil da inovação, experimentação e curiosidade científica, de maneira lúdica e divertida. Nos dias 7, 11, 14 e 18 de fevereiro, a exposição ganha a Praça Mauá e realiza oficinas com material reciclado, sessões de contação de histórias e o espetáculo teatral “Um voo com Santos Dumont”, que reconta a trajetória do inventor. As sessões da peça e de contação de história serão promovidas no jardim do Museu do Amanhã, com acesso livre, enquanto as oficinas acontecem no Espaço Educativo, dentro do Museu.

Sucesso de público, a exposição já foi vista por mais de 555 mil pessoas desde sua inauguração, em abril, e fica em cartaz até 19 de fevereiro. Às terças-feiras, a visitação é gratuita.

20170207SDumont-53

Contação de histórias no jardim do Museu

No monólogo “Um voo com Santos Dumont”, o inventor (interpretado pelo ator João Guesser) conduz o público por uma aventura pela ciência e pela arte, relembrando sua história, seus inventos e suas inspirações, em cinco lições orientadas pelas etapas da investigação científica: Imaginar, Conhecer, Inovar, Experimentar e Libertar. Em uma narrativa bem-humorada e interativa, a ideia é personificar um Santos Dumont que dialoga com o público, de forma a aproximar a figura histórica dos espectadores.

20170207SDumont-109

Peça “Um voo com Santos Dumont”

A peça se alterna com sessões de contação de histórias que abordam o sonho de voar, de maneira poética, também nos jardins do Museu. Já as oficinas, desenvolvidas com o material educativo preparado para a exposição, permitem que as crianças e o público em geral entrem em contato com conceitos científicos que envolvem o voo (como empuxo, gravidade e resistência ao ar), a partir de atividades práticas como construir um aeroplano, um miniparaquedas ou um minivulcão submarino. O material educativo, que será distribuído ao público participante, é apresentado em fichas que remetem a postais, trazendo conceitos científicos ilustrados com imagens históricas e textos de Santos Dumont.

As atividades também incluem oficinas de confecção de pipas, móbiles de papel e origamis, com material reciclado, conduzidas por educadores que atuam na região portuária.

“A intenção da programação extramuros é encorajar o processo de experimentação como forma de alcançar a inovação. O objetivo é estimular a criatividade científica, a observação, a coragem de tentar, persistir e não desistir”, explica Deca Farroco, gerente de projetos da Fundação Roberto Marinho. “As atividades extrapolam a visitação do Museu e criam uma nova relação com o público, com uma outra linguagem, ganhando a Praça e atingindo até quem ainda não entrou no Museu”, analisa.

Com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, “O Poeta Voador, Santos Dumont” tem patrocínio exclusivo da Shell e apoio do Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A curadoria é de Gringo Cardia e a consultoria científica, do biofísico e pesquisador Henrique Lins de Barros.

Conteúdo audiovisual e interativo
Com linguagem audiovisual, atividades interativas, jogos e ambientes imersivos, “O Poeta Voador, Santos Dumont” destaca a capacidade de inovação do inventor brasileiro, um visionário que se dedicou à ciência e à tecnologia inspirado pela arte. A mostra inclui protótipos das sete principais criações de Santos Dumont e duas réplicas em tamanho real: o avião Demoiselle, que simula um voo sobre o Rio de Janeiro e Paris, e o pioneiro 14bis, instalado na entrada do Museu e que já se tornou parte da paisagem da Praça Mauá. Em telas interativas, desdobram-se várias camadas de conteúdo, reunindo documentos, imagens e fotos históricas digitalizadas.
Os visitantes podem participar de um sorteio para experimentar a simulação de um “voo” no Demoiselle sobre Paris e Rio de Janeiro do início do século XX, com as imagens das cidades exibidas por meio de uma edição de vídeo. O resultado da simulação pode ser acessado no YouTube: já foram publicados mais de 10 mil vídeos no canal.
Um documentário sobre a trajetória de Santos Dumont ocupa a sala de cinema, enquanto na Sala O Desafio de Voar um filme passeia pelas invenções que inspiraram o poeta, desde os desenhos de Leonardo Da Vinci. De forma lúdica, o visitante descobre conceitos de física como aerodinâmica na Oficina de aviões de papel: lançados em uma pista, os aviõezinhos acionam o Jogo das Curiosidades, em que vídeos trazem informações científicas. A exposição conta também com audioguia em inglês e espanhol, para o público estrangeiro, videolibras e audiodescrição, que podem ser acessados via QRcode em cada sala expositiva.

Serviço das atividades:
Ingressos:
. Contação de histórias e peça teatral no Jardim do Museu – Grátis.
. Oficinas no Espaço Educativo – Atividade incluída no valor do ingresso do Museu (R$ 20, inteira; R$ 10, meia-entrada). O museu tem entrada gratuita às terças-feiras.

Dia 7/2 (terça-feira)
14h às 15h Contação de histórias + Oficina Inovação para ser Leve (até 40 pessoas na oficina – minivulcão submarino) – Jardim do Museu
14h às 15:30 Oficina: móbile de papel – Espaço Educativo
15h às 15:30 Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu
16h às 17h Contação + Oficina Inovação para Flutuar (até 40 pessoas na oficina – caneta flutuante) – Jardim do Museu
16h às 17:30 Oficina: origami modular com papel reciclado – Espaço Educativo
17h Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu

Dia 11/2 (sábado)
14h às 15h Contação + oficina Inovação para ser Leve (até 40 pessoas na oficina – minivulcão submarino) – Jardim do Museu
14h às 15:30 Oficina de Reciclagem – Espaço Educativo
15h às 15:30 Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu
16h às 17h Contação + oficina Inovação para Flutuar (até 40 pessoas na oficina – caneta flutuante) – Jardim do Museu
16h às 17:30 Oficina de Pipas – Aprenda a criar suas próprias pipas – Espaço Educativo
17h Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu

14/2 (terça)
14h às 15h Contação + Oficina Para Decolar (até 30 pessoas na oficina – miniparaquedas) – Jardim do Museu
14h às 15:30 Oficina: origami modular com papel reciclado – Espaço Educativo
15h às 15:30 Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu
16h às 17h Contação + Oficina para Voar (até 30 pessoas na oficina – aeroplano) – Jardim do Museu
16h às 17:30 Oficina: móbile de papel – Espaço Educativo
17h Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu

18/2 (sábado)
14h às 15h Contação + Oficina para Decolar (até 30 pessoas na oficina – miniparaquedas) – Jardim do Museu
14h às 15:30 Oficina de Reciclagem – Espaço Educativo
15h às 15:30 Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu
16h às 17h Contação + Oficina para Voar (até 30 pessoas na oficina – aeroplano) – Jardim do Museu
16h às 17:30 Oficina de Pipas – Espaço Educativo
17h Peça: Um voo com Santos Dumont – Jardim do Museu