Dia do Artista Plástico é comemorado em 8 de maio

Publicada em
8 de maio de 2015

No dia 8 de maio é comemorado o Dia do Artista Plástico. A data foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, um dos mais importantes artistas plásticos brasileiros do século XIX, nascido neste dia em 1851. Almeida Júnior é precursor da temática regionalista na pintura, dando destaque aos personagens anônimos e à cultura caipira numa época em que a arte brasileira era marcada pela monumentalidade.

Uma das iniciativas da Fundação Roberto Marinho em que as artes plásticas têm destaque é o Museu de Arte do Rio. Dedicado à cultura e às artes visuais, o MAR inaugura no próximo dia 12 a exposição “Tarsila e Mulheres Modernas no Rio”. Em 200 peças – entre pinturas, fotografias, desenhos, gravuras, esculturas, instalações, documentos, material audiovisual e objetos pessoais –, a exposição mostra a importância da atuação de figuras femininas nos séculos 19 e 20, nas mais diversas áreas, da arte à medicina, da arquitetura à política.

É a primeira vez em que a produção de Tarsila é contextualizada para além do campo das artes. A exposição reúne 25 pinturas e 10 desenhos da artista, como ponto de partida para a a obra de nomes como Djanira, Maria Martins, Maria Helena Vieira da Silva, Anita Malfatti, Lygia Clark, Lygia Pape e Zélia Salgado.