Unidade escolar

A Fundação Roberto Marinho tem uma Unidade Escolar, que funciona com salas descentralizadas em comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, na Central Globo de Produção (Projac), na sede da Rede Globo no Jardim Botânico e na sede da Fundação. As turmas utilizam a metodologia Telessala e o material didático do Telecurso.

Conheça

O Telecurso Copacabana atende jovens e adultos moradores da Ladeira dos Tabajaras, no Rio de Janeiro, em turmas de Ensino Fundamental e Médio. Na comunidade Santa Marta, em Botafogo, o programa oferece Ensino Médio a Jovens e Adultos (EJA). No Projac e no Jardim Botânico, as turmas são formadas por funcionários da emissora que não completaram o ensino básico.

Com um currículo único, de abrangência nacional, o Telecurso se adequa a diferentes realidades, incorporando características regionais e locais à dinâmica das aulas. Na metodologia Telessala, o estudante é incentivado a ser protagonista de sua aprendizagem e a interagir com o conhecimento acadêmico de maneira reflexiva e contextualizada.

Mais de 7 milhões de estudantes já concluíram o ensino básico por meio do Telecurso e cerca de 40 mil professores já foram formados pela Metodologia Telessala, em todo o Brasil. Em 2001, o programa passou a ser usado como currículo de referência nacional para o Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Aula na Central Globo de Produção
Módulo inicial do curso: 'Quem sou eu?'
Turma da Ladeira dos Tabajaras
Saiba mais