Telecurso Autonomia Carioca

O Autonomia Carioca é implementado na rede municipal de ensino do Rio de Janeiro desde 2010. Inicialmente, a metodologia do Telecurso – com atividades que contextualizam o conhecimento e permitem atenção individualizada a cada estudante – foi utilizada junto a jovens que apresentavam lacunas de aprendizagem em Matemática. Hoje, promove a aceleração da aprendizagem de estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Conheça

O programa é uma parceria com a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação. São mais de 65 mil jovens formados, entre 2010 a 2013. Em todo o Brasil, mais de 7 milhões de estudantes já concluíram o ensino básico por meio do Telecurso e cerca de 40 mil professores foram formados pela Metodologia Telessala.

Em 2001, o Telecurso passou a ser usado como currículo de referência nacional para o Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Na metodologia Telessala, o estudante é incentivado a ser protagonista de sua aprendizagem e a interagir com o conhecimento acadêmico de maneira dinâmica, reflexiva e contextualizada. Características regionais e locais são incorporadas à dinâmica das aulas, de forma que o estudante vivencie novas situações de aprendizagem a partir da sua realidade.

Metodologia da Telessala
Contextualização do conhecimento
Mais de 65 mil jovens formados
Jovens são incentivados a interagir
Estudantes fazem passeios pelo Rio
Conteúdo incorpora a realidade local
Saiba mais
Parceiros

O Telecurso Autonomia Carioca é uma parceria entre a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e a Fundação Roberto Marinho.