Telecurso Alumbrar

Alumbrar é encantar, deslumbrar. O Telecurso ganhou esse nome ao chegar à Paraíba, em 2014. O programa atende estudantes do interior e da capital, com objetivo de acelerar a aprendizagem e diminuir a defasagem idade-ano, um dos graves problemas da educação no país e uma das causas da evasão escolar.

Conheça

O Telecurso Alumbrar é parceria com o Governo do Estado da Paraíba por meio da Secretaria de Estado de Educação.

Na metodologia Telessala, o estudante é incentivado a ser protagonista de sua aprendizagem e a interagir com o conhecimento acadêmico de maneira dinâmica, reflexiva e contextualizada. Com um currículo único, de abrangência nacional, a metodologia se adequa a diferentes realidades e espaços. Assim, características regionais e locais são incorporadas à dinâmica das aulas, de forma que o estudante descubra novas situações de aprendizagem a partir da sua experiência de vida.

Mais de 7 milhões de estudantes já concluíram o ensino básico por meio do Telecurso e cerca de 40 mil professores já foram formados pela Metodologia Telessala, em todo o Brasil. Em 2001, o programa passou a ser usado como currículo de referência nacional para o Exame Nacional para Certificação de competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Formação continuada de professores
Telecurso incentiva a colaboração
Cultura regional é incorporada
Saiba mais
Caderno de Cultura da Paraíba foi lançado nesta terça-feira, com aula-espetáculo de Bráulio Tavares
Parceiros

O Telecurso Alumbrar é uma parceria entre o governo do estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado de Educação, a Fundação Roberto Marinho e o Ministério da Educação (MEC).