Qualifica Educação Profissional

Programa de Formação Inicial Continuada (FIC) ou Qualificação Profissional, o Qualifica atua pela inclusão de jovens e adultos no mundo do trabalho, ao desenvolver as competências necessárias sob uma perspectiva humanista, que valoriza o empreendedorismo e a ética profissional.

Conheça

O Qualifica pode ser associado com o ensino regular ou como formação independente. Em sua implementação na Educação Básica, o programa contribui com a meta 10 do Plano Nacional de Educação (PNE), que prevê a oferta de qualificação profissional a, no mínimo, 25% dos estudantes matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O programa foi realizado em conjunto com o Telecurso, pela primeira vez, em 2013, atendendo 17 mil jovens do Telecurso Autonomia – parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro. De forma independente, em 2014, o Qualifica atendeu 1.300 estudantes da Educação de Jovens e Adultos no Ceará, em parceria com a Secretaria de Educação do estado.

O Qualifica se insere ainda em iniciativas de responsabilidade social de empresas, com turmas de qualificação para pessoas com escolaridade completa no Ensino Fundamental ou Médio. Um exemplo é a parceria com a Concessionária Porto Novo e a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp), que ofereceu formação a jovens e adultos moradores da Região Portuária do Rio de Janeiro.

Nas quatro áreas de formação – logística, ocupações administrativas, tecnologia da informação e turismo e hospitalidade –, os cursos são elaborados a partir de pesquisas sobre as atuais demandas do mundo do trabalho e alinhados às orientações da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). O programa segue as práticas pedagógicas da metodologia Telessala, do Telecurso, que valoriza os diferentes saberes e desenvolve cidadãos capazes de apresentar soluções criativas para as situações do mundo do trabalho.

Qualificação profissional em quatro áreas
Estímulo à autonomia e à criatividade
Cursos se alinham às demandas atuais
No Rio, 17 mil estudantes formados
Qualifica é complemento da EJA
Preparação para o mundo do trabalho
Saiba mais
Escolas da rede estadual de ensino de Fortaleza e de outros 12 municípios oferecem oficina de Administração e Turismo
Parceiros