Museu de Arte do Rio

O Museu de Arte do Rio – MAR é um espaço dedicado à arte e à cultura visual. Suas exposições fazem uma leitura transversal da história do Rio de Janeiro, seu tecido social, sua vida simbólica, desafios e expectativas sociais. Tendo o Rio como ponto de partida, projeta-se para além da cidade: ao MAR interessa estabelecer um diálogo intenso e criativo com questões que perpassam o Brasil e o mundo. O museu tem ainda como missão articular educação e arte, por meio da Escola do Olhar.

Conheça

O MAR resgata a tradição do colecionismo no Rio de Janeiro. Em sua coleção, está um pouco de tudo – artes plásticas, arquitetura, urbanismo, antropologia,história social, iconografia e design. Além de seu próprio acervo, formado por aquisições e doações, também apresenta em suas exposições importantes coleções públicas e particulares.

A Escola do Olhar democratiza o acesso às artes plásticas, oferecendo formação continuada aos professores da rede municipal e promovendo atividades com seus alunos.

Primeira realização do Porto Maravilha, amplo projeto de revitalização da região portuária promovido pela Prefeitura do Rio,  o MAR ocupa dois prédios erguidos na primeira metade do século XX, na Praça Mauá. No palacete tombado e de estilo eclético, funciona o pavilhão de exposições. O edifício vizinho, modernista, abriga a Escola. O projeto do escritório carioca Bernardes + Jacobsen une as duas construções com uma cobertura fluida de concreto, que remete a uma onda, e uma rampa coberta, por onde os visitantes chegam aos espaços expositivos.

Em 2014, o projeto recebeu o maior prêmio internacional de arquitetura, Architizer A+ Awards, na categoria museu, pelo voto popular. No mesmo ano, o MAR foi o primeiro museu da América Latina a receber o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design ou Liderança em Energia e Projeto Ambiental) na categoria prata, por suas práticas sustentáveis. A acessibilidade universal – facilidade de acesso físico para todos os usuários – e de conteúdo são premissas do museu.

Fachada modernista da Escola
MAR ocupa dois prédios vizinhos
Cobertura fluida conecta os prédios
Auditório recebe palestras
Sala de aula da Escola do Olhar. Foto: Jaime Acioli
MAR recebeu prêmio de arquitetura
Mediador mostra museu a visitante
Estudantes aprendem no museu
Aluna da rede pública na Escola
Saiba mais
Dez opções gratuitas promovidas por instituições de todo o Brasil, como o Museu de Arte do Rio - MAR
Exposições, atividades educativas e visitas mediadas são voltadas para crianças e adultos, no Rio, em São Paulo e em Recife
No Dia das Crianças, instituições do Rio, São Paulo e Recife preparam programação especial para os pequenos
Rebelo de Souza conheceu exposições e falou sobre a parceria com a Fundação para reconstruir o Museu da Língua Portuguesa
MAR faz aniversário junto com o Rio de Janeiro. Programação de março será especial
MAR é uma das iniciativas que dão destaque às artes plásticas: dia 12, museu inaugura mostra de Tarsila do Amaral
MAR apresenta exposição que une arte e política
Parceiros na implementação do museu, inaugurado em 2013