Museu da Língua Portuguesa

É o primeiro museu do mundo totalmente dedicado a um idioma, maior patrimônio imaterial de uma nação.  O Museu da Língua Portuguesa foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015 e está sendo reconstruído por meio de um convênio do Governo do Estado de São Paulo com a Fundação Roberto Marinho (leia mais aqui).

Conheça

Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Sua narrativa convida a uma viagem sensorial e subjetiva, na qual os visitantes descobrem novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

Desenvolvido e implementado pela Fundação Roberto Marinho em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o museu apresenta seu conteúdo de maneira inovadora: através de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação que promove um mergulho no idioma, o museu aborda temas como a história da língua portuguesa, as formas que ela assume nas diferentes regiões do país, a diversidade cultural e a criação na literatura.

Em pleno coração da cidade de São Paulo – maior cidade entre os países de língua portuguesa –, o museu ocupa a histórica Estação da Luz, ponto de chegada de imigrantes de vários lugares do mundo, com seus diferentes idiomas e sotaques.

O prédio de arquitetura inglesa, construído no início do século XX, foi restaurado com projeto dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo e Grupo Itaú e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Praça da Língua
Grande Galeria: mosaico de saberes
'Palavras Cruzadas' brinca com idiomas
Fachada da Estação da Luz
Linha do tempo da língua portuguesa
Árvore de Palavras
Saiba mais
Programação do Museu da Língua Portuguesa no evento leva experiência-símbolo do museu para Casa da Cultura de Paraty
Tapumes da reconstrução, na Estação da Luz, destacam novas palavras e gírias, como ‘sofrência’; ação se desdobrará nas redes
Documento prevê apoio técnico para recuperação, divulgação e possíveis agendas conjuntas para promoção da língua portuguesa
Música, teatro, poesia e oficinas artísticas gratuitas nos dias 4, 5 e 6 de maio integram ações do Museu da Língua Portuguesa
Na área externa da Estação da Luz, já é possível ver os andaimes utilizados no restauro das fachadas e esquadrias
Obras nas fachadas e esquadrias do edifício da Estação da Luz começam neste mês de dezembro
Parceiros na reconstrução

Conheça todas as ações aqui).

" target="_blank" class="btn right-arrow compartilhar-acoes">Compartilhar