Museu da Língua Portuguesa

É o primeiro museu do mundo totalmente dedicado a um idioma, maior patrimônio imaterial de uma nação.  O Museu da Língua Portuguesa foi destruído por um incêndio em dezembro de 2015 e está sendo reconstruído por meio de um convênio do Governo do Estado de São Paulo com a Fundação Roberto Marinho (leia mais aqui).

Conheça

Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa trouxe ao país um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. Sua narrativa convida a uma viagem sensorial e subjetiva, na qual os visitantes descobrem novos aspectos do idioma, elemento fundador da cultura do país.

Desenvolvido e implementado pela Fundação Roberto Marinho em convênio com o Governo do Estado de São Paulo, o museu apresenta seu conteúdo de maneira inovadora: através de experiências interativas, conteúdo audiovisual e ambientação que promove um mergulho no idioma, o museu aborda temas como a história da língua portuguesa, as formas que ela assume nas diferentes regiões do país, a diversidade cultural e a criação na literatura.

Em pleno coração da cidade de São Paulo – maior cidade entre os países de língua portuguesa –, o museu ocupa a histórica Estação da Luz, ponto de chegada de imigrantes de vários lugares do mundo, com seus diferentes idiomas e sotaques.

O prédio de arquitetura inglesa, construído no início do século XX, foi restaurado com projeto dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Pedro Mendes da Rocha.

O Museu da Língua Portuguesa é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, concebido e realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. Tem como patrocinador máster a EDP, patrocinadores Grupo Globo e Grupo Itaú e apoio do Governo Federal, por meio da lei federal de incentivo à cultura. O IDBrasil é a organização social responsável pela gestão do Museu.

Praça da Língua
Grande Galeria: mosaico de saberes
'Palavras Cruzadas' brinca com idiomas
Fachada da Estação da Luz
Linha do tempo da língua portuguesa
Árvore de Palavras
Saiba mais
Música, teatro, poesia e oficinas artísticas gratuitas nos dias 4, 5 e 6 de maio integram ações do Museu da Língua Portuguesa
Na área externa da Estação da Luz, já é possível ver os andaimes utilizados no restauro das fachadas e esquadrias
Obras nas fachadas e esquadrias do edifício da Estação da Luz começam neste mês de dezembro
Experiência do museu foi apresentada no Triângulo Estratégico do Atlântico, com representantes da África, Europa e América
“Cem erros nossos de cada dia” une educação e humor, inspirada por “Menas, o Certo do Errado, o Errado do Certo”, de 2010
Prêmio Anual do Centro Cultural Brasil Turquia (CCBT) homenageia pessoas e instituições que atuam pela aproximação dos povos
Evento em São Paulo analisa os 10 anos do museu os caminhos para a reconstrução
Parceiros na reconstrução

Conheça todas as ações aqui).

" target="_blank" class="btn right-arrow compartilhar-acoes">Compartilhar