Multicurso

Programa de formação continuada de professores, o Multicurso tem metodologia baseada no trabalho em grupo e na criação de uma rede colaborativa de aprendizagem, formada por educadores que se reúnem de maneira presencial e virtual.

Conheça

Para implementar suas práticas didáticas, a metodologia Multicurso utiliza uma plataforma tecnológica composta por uma rede social – na qual os participantes trocam experiências e debatem temas relacionados a educação e dia a dia nas escolas – e um ambiente virtual de aprendizagem, no qual os professores acessam roteiros e cursos temáticos e interagem com os tutores. Esse ambiente alimenta e integra as atividades presenciais dos grupos de estudo da comunidade escolar.

Utilizada no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, a metodologia tem flexibilidade para ser implementada em variadas disciplinas e diferentes realidades escolares. Desde 2010, o Multicurso Ensino Médio Matemática faz parte do guia de tecnologias educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Os resultados são expressivos: implementado no Espírito Santo, entre 2008 e 2013, o Multicurso Matemática é considerado um dos responsáveis pelo avanço do desempenho dos estudantes na disciplina no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) . Na prova realizada em 2012, o resultado em Matemática saltou de 397,3 pontos (em 2009) para 414 pontos, o terceiro lugar no ranking nacional.

Atividades presenciais e virtuais
Formação continuada de professores
Interação online faz parte do programa
Práticas de ensino de Matemática
Educadores trocam experiências
Espírito Santo adotou o Multicurso
Saiba mais
Entre as ações do projeto está o Multicurso Água Boa, uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho
Parceiros

Governo do Estado do Espírito Santo
Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo