Multicurso Movimento

O Multicurso Movimento é um programa de formação continuada de professores de 1º a 5º ano, das redes públicas municipais, que aborda a Cultura Corporal como um conceito capaz de potencializar a aprendizagem interdisciplinar e também na Educação Física escolar. Propondo uma abordagem interdisciplinar, o Programa Movimento expande a importância das práticas corporais para além dos espaços tradicionalmente dedicados a ela na escola e integra os professores de diversas disciplinas.

Conheça

O programa explora a cultura corporal, trabalhando temas como inclusão e gênero, sempre mantendo o protagonismo das práticas corporais – compreendida não só como a prática de esportes, mas também como as brincadeiras e os jogos, as danças, as lutas, as atividades de aventura e as de ginástica. As práticas corporais são abordadas em três dimensões: “saber sobre”, “saber fazer” e “saber apreciar”. Ao propor atividades e planejamento de unidades didáticas com todos os professores, o programa também permite entender os sentidos e as possibilidades das práticas corporais, do lazer, do lúdico, da interação, da saúde e da qualidade de vida em nossa sociedade, para além do professor de Educação Física.

Metodologia Multicurso
A metodologia Multicurso, utilizada no programa, faz uso da tecnologia para formar uma rede colaborativa de aprendizagem, sem abrir mão dos encontros presenciais. A metodologia combina três vivências: as atividades dos professores em grupo nas escolas; a troca de experiências dos educadores em uma rede social exclusiva; um ambiente virtual no qual eles acessam atividades e interagem com os orientadores.

A combinação dessas três vivências possibilita dinâmicas de trabalho variadas e enriquece a experiência. O programa aposta na construção coletiva: são os próprios professores que desenvolvem as atividades que serão experimentadas com os alunos. Além disso, promove a inclusão digital, ao propor atividades a distância que estimulam a troca e a autoria, o que também possibilita maior escala nas implementações.

Saiba mais
Programa de formação de professores que incentiva atividade física recebe Prêmio Mais Movimento, promovido pelo PNUD