Iniciativas que apoiamos

A Fundação Roberto Marinho apoia e participa de iniciativas de instituições com foco em educação, Meio Ambiente e Cultura: Todos pela Educação, Conviva Educação, Prêmio Gestão Escolar, Prêmio Educador Nota 10, GIFE e a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável.

Conheça

Todos Pela Educação

A Fundação Roberto Marinho integra o movimento Todos Pela Educação, que tem como missão contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure educação básica de qualidade a todas as crianças e jovens. O movimento reúne representantes de diferentes setores da sociedade, como gestores públicos, educadores, empresários e organizações sociais comprometidas com a educação de qualidade. Cinco metas resumem a atuação do Todos Pela Educação: toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola; toda criança alfabetizada até os 8 anos; todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano; todo jovem de 19 anos com Ensino Médio concluído; investimento em educação ampliado e bem gerido.

Observatório do Plano Nacional de Educação – O Observatório do PNE é uma plataforma online que tem como objetivo monitorar os indicadores referentes a cada uma das 20 metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e de suas respectivas estratégias, e oferecer análises sobre as políticas públicas educacionais já existentes e que serão implementadas ao longo dos dez anos de vigência do Plano. A ideia é que a ferramenta possa apoiar gestores públicos, educadores e pesquisadores, mas especialmente ser um instrumento à disposição da sociedade para que qualquer cidadão brasileiro possa acompanhar o cumprimento das metas estabelecidas.
A iniciativa é de 21 organizações ligadas à Educação especializadas nas diferentes etapas e modalidades de ensino que, juntas, vão realizar o acompanhamento permanente das metas e estratégias do PNE. São elas: Capes, Cenpec, Comunidade Educativa Cedac, Fundação Itaú Social, Fundação Lemann, Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, Fundação Santillana, Fundação Victor Civita, Instituto Avisa Lá, Instituto Ayrton Senna, Instituto Natura, Instituto Paulo Montenegro, Instituto Rodrigo Mendes, Instituto Unibanco, Ipea, Mais Diferenças, SBPC, Todos Pela Educação, UNESCO e Unicef. O desenvolvimento da plataforma contou com o apoio do BID.
Com a coordenação do Todos Pela Educação, o Observatório do PNE reúne análises e indicadores das metas e estratégias previstas no Plano e um extenso acervo de estudos, pesquisas e notícias relacionados aos temas educacionais por ele contemplados. Além disso, o leitor também terá acesso a informações sobre programas e políticas públicas já em vigor para cada etapa da Educação.

Conviva Educação

Plataforma virtual que apoia a gestão das Secretarias Municipais de Educação, o Conviva Educação foi criado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), em parceria com o MEC, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) e organizações da sociedade civil, entre elas a Fundação Roberto Marinho. Com um conjunto de informações, orientações e ferramentas para troca de experiências e a estruturação de processos de apoio, a plataforma auxilia os gestores a otimizar o tempo utilizado com processos administrativos para que possam se dedicar às questões relacionadas ao ensino e aprendizado.

Prêmio Gestão Escolar

Promovido pelo Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), o Prêmio Gestão Escolar é uma das iniciativas de incentivo ao fortalecimento e à qualificação das equipes gestoras nas escolas públicas. O prêmio – que mobiliza a comunidade escolar sobre os processos e desafios da gestão de instituições de ensino – reúne uma série de entidades parceiras do Consed no fomento à educação no Brasil, entre elas a Fundação Roberto Marinho.

Prêmio Educador Nota 10

O Prêmio Educador Nota 10 é um reconhecimento a professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e a gestores escolares de todo o país. A Fundação Roberto Marinho é parceira do prêmio, realizado pela Fundação Victor Civita. Aproximadamente 3 mil educadores, entre professores e gestores escolares, inscrevem seu trabalho a cada edição. Em 17 anos, mais de 180 educadores já foram premiados. São escolhidas ideias simples e eficazes que mostram a importância da aprendizagem e a tarefa de manter jovens e crianças em uma boa escola.

GIFE

A Fundação também integra o GIFE – Grupo de Institutos Fundações e Empresas, que reúne os principais investidores sociais do país. O grupo, formado em 1995, tem o objetivo de promover o diálogo, a articulação e a troca de experiências entre seus 130 associados, além de representar o setor junto ao governo e a outras redes. Para isso, o GIFE realiza congressos, cursos e reuniões, onde são debatidos temas como atuação no campo social, e produz pesquisas, artigos e publicações, de maneira a contribuir para o desenvolvimento sustentável do Brasil por meio do fortalecimento político-institucional e do apoio à atuação estratégica dos investidores sociais privados.

SDSN Brasil

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (do inglês, Sustainable Development Solutions Network – SDSN) é uma iniciativa do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, e tem como objetivo acelerar a aprendizagem conjunta sobre o desenvolvimento sustentável entre organizações da sociedade civil, instituições acadêmicas, públicas e privadas. Lançada no Brasil em março de 2014, a SDSN Brasil segue o tema Cidades Sustentáveis: Inclusiva, Resilientes e Conectadas, com foco em promover e dar visibilidade às soluções urbanas. A SDSN Brasil é organizada pela Conservação Internacional – CI Brasil, o Instituto Pereira Passos – IPP/ Prefeitura do Rio de Janeiro, a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), a UFRJ e a UFRRJ.

Saiba mais
Cerimônia homenageou trabalho dos dez professores vencedores do 19º Prêmio Educador Nota 10
Iniciativa reconhece o trabalho de professores e gestores que estimulam estudantes com ideias simples e criativas
Complexo arquitetônico criado por Oscar Niemeyer recebeu título da UNESCO
Encontros estaduais vão até dia 5 de agosto, reunindo professores, estudantes e entidades de educação
Painel “O que podemos fazer pelo Meio Ambiente do Amanhã?” ocupa Museu do Amanhã nesta sexta-feira, dia 20
A premiação reconhece professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental e gestores escolares
Conferência Regional América Latina & Caribe promoveu debates sobre cidades habitáveis e inclusivas
Mesa-redonda no 9º Congresso GIFE alertou que é necessário controle urgente do nível de emissões de CO²
Iniciativa será implementada em todas as escolas da rede municipal