Futura

O Futura é um projeto de comunicação para transformação social, criado e mantido por parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor. Atua no ar, com uma programação que alia entretenimento e conhecimento útil para a vida, e na ‘terra’, com ações que permitem ao público interagir com a programação, trabalhar e aplicar os conteúdos.

50
milhões de pessoas assistem ao Futura
2
milhões de educadores veem o Canal
440
mil professores formados
18
anos no ar, para todo o país
Conheça

Mais de 40 milhões de pessoas assistem ao Futura regularmente – desse público, cerca de dois milhões são educadores. A programação do canal aborda temas como direitos humanos, sustentabilidade, saúde, cultura, diversidade, juventude, empreendedorismo, cidadania e formação profissional.

O Futura trabalha em parceria com diferentes instituições, como universidades, organizações não-governamentais, empresas, governos e órgãos internacionais. Por meio das ações das equipes de mobilização e programação, o público utiliza os conteúdos do Futura de maneira educativa e prática. Ao mesmo tempo, também contribui para a elaboração desse conteúdo, com produções para TV, web e material pedagógico, em um diálogo que permite dar visibilidade a questões sociais urgentes. A atuação do canal também é forte junto aos jovens, que participam de formação audiovisual e desenvolvem coproduções locais.

Mais de 440 mil professores já foram formados em metodologias desenvolvidas pelo canal. Uma das formas de mobilização é o projeto Maleta Futura, que distribui os conteúdos do Futura por todo o país. São montadas a partir de eixos temáticos (já foram trabalhados os temas Democracia, Meio Ambiente, Saúde, Infância e Pobreza – Educação e Desigualdade) e reúnem programas exibidos pelo Canal, textos inéditos e conteúdo produzido por instituições de referência. Outra estratégia são as Salas Futura, espaços organizados em parceria com instituições sociais, com o objetivo de dar acesso à programação e a kits pedagógicos do Canal e promover a troca de saberes entre jovens, educadores e a comunidade.

Desde sua criação, em 1997, o Futura já recebeu uma série de prêmios nacionais e internacionais, como o Tech Award, concedido pelo Tech Museum of Innovation para iniciativas inovadoras que utilizam tecnologias em benefício da Humanidade. Em 2014, foi finalista do Emmy Internacional, uma das principais premiações da TV mundial, com o documentário ‘De Volta’.

O Futura tem como parceiros mantenedores: CNI (Confederação Nacional da Indústria), Fecomércio RJ / Senac RJ, SESC RJ, FIESP, FIRJAN, Fundação Itaú Social, Fundação Bradesco, Sebrae, Rede Globo, Turner Broadcasting System e Votorantim.

Maleta Futura
'Afinando a Língua'
Documentário 'De Volta'
Sala Futura
'Um Pé de Quê?'
'Tempos de Escola'
'Destino: Educação Brasil'
Programas jornalísticos
'Entre Fronteiras'
Saiba mais
Atrações como "Turma da Robótica" e "#projetoempreender" estão disponíveis também no Futuraplay.org
#EuVocêTodasNós, que será exibido no Dia da Mulher, mostra como as redes sociais se tornaram megafone para causas feministas
Debate promovido pelo CIEB conta com a participação da especialista internacional Karen Cator
Para lembrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, Canal traz seleção de documentários sobre o tema
Episódios mostram como aprender a montar robôs pode ajudar no ensino e aprendizagem de diversas disciplinas
Educador do Ano será anunciado em cerimônia no dia 17, escolhido entre os 10 vencedores do prêmio
Série "Destino: Educação - Escolas Inovadoras", no Futura, mostra experiências de ensino em nove países
Série de documentários mostra práticas escolares bem-sucedidas ao redor do mundo
Série de curta-metragens exibe produções originais de moradores de pequenas cidades brasileiras
Parceiros Mantenedores