Casa da Cultura

Instalada em um casarão construído em 1754, a Casa da Cultura, em Paraty, se dedica a preservar a história e a identidade da cidade, além de abrigar eventos importantes para a vida cultural da região. O sobrado é considerado um dos mais importantes exemplares da arquitetura do século XVIII – Paraty tem seu conjunto arquitetônico tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Conheça

Inaugurada em 2003, após completa restauração do casarão, com projeto do arquiteto Glauco Campello, a Casa da Cultura sediou a primeira edição da Festa Literária de Paraty (Flip). A celebração do patrimônio cultural da cidade, em manifestações como a Festa do Divino, e a valorização de artistas da região norteiam a programação da casa, um ponto de encontro entre os moradores da cidade.

Em seus mais de 10 anos de funcionamento, já abrigou mais de 400 eventos, como o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, e promoveu mais de 110 exposições, além de festivais, shows e outras manifestações culturais, que receberam mais de 550 mil visitantes. A gestão da Casa da Cultura é feita pela ONG  Associação Paraty Cultural.

Exposição inaugural de Bia Lessa
Após obras, o Café Cultura foi ampliado
Programação gratuita atrai visitantes
Saiba mais
Exposições, debates, oficinas de arte e sarau fazem parte de “A arte delas”, que homenageia as mulheres, em Paraty
Casa da Música, integrada à Casa da Cultura, abre dia 17 e vai incrementar programa que hoje atende 1.150 estudantes
Aplicativo reúne informações sobre tradições, riquezas culturais e belezas naturais da cidade
Exposição traz objetos pessoais do poeta e também contará com sarau e mostra de filmes
Exposição em homenagem ao artista irá reunir 50 obras que retratam as paisagens e o cotidiano da cidade
Parceiros na implementação da casa, inaugurada em 2004