A Cor da Cultura

Conheça

A Cor da Cultura é um programa de valorização da cultura negra. O conteúdo audiovisual e pedagógico sobre o tema é utilizado tanto no ar – na tela do Futura – quanto na terra, como material de estudo e de debate em uma rede de instituições parceiras.

O programa foi iniciado em 2004 para contribuir com a implementação da Lei 10.639/2003, que determina a inclusão do ensino da história e da cultura afro-brasileiras no currículo escolar. São abordados temas como a influência da escravidão na economia, o papel da população negra na política e sua participação na história das instituições brasileiras.

Em sua terceira etapa, iniciada em 2013, o programa tem como foco o ensino fundamental e a educação infantil, assim como os temas relacionados à juventude e às questões de gênero. Na TV, A Cor da Cultura conta com o infantil “Livros Animados”, com dicas que estimulam o hábito da leitura; o “Nota 10 – Especial A Cor da Cultura”, com experiências bem-sucedidas na área de educação; e com a série “Heróis de Todo Mundo”, que retrata figuras importantes para a história do Brasil muitas vezes esquecidas pelos registros oficiais.

A Cor da Cultura é uma parceria entre Petrobras, Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (CIDAN), Ministério da Educação, por meio do SECADI, Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, Fundação Roberto Marinho, via Canal Futura, e a TV Globo.

 

"Nota 10 Especial"
Leo Madeira apresenta o programa
O programa "Livros Animados"
Saiba mais
Encontro apresenta atuação do “A Cor da Cultura”, iniciativa do Canal Futura, e será transmitido ao vivo pelo Periscope
Parceiros