Fundação
Roberto Marinho

Casa de projetos

A convicção de que a comunicação pode ser instrumento para transformação social motivou a criação da Fundação Roberto Marinho, em 1977. Suas iniciativas promovem o direito à educação, incentivam o protagonismo, valorizam a cultura brasileira e o meio ambiente.

A Fundação atua com uma rede de parceiros públicos e privados, de forma a viabilizar ações para diferentes realidades, em todas as regiões do país.

Iniciativas

O Telecurso é uma das marcas da Fundação na área de educação. A metodologia, reconhecida pelo MEC, formou mais de 7 milhões de estudantes e é adotada como política pública em 10 estados. Já os programas Aprendiz Legal e Qualifica são voltados para a educação e para o mundo do trabalho.

Na cultura, a Fundação Roberto Marinho se dedica à concepção e implementação de museus e exposições. Em 2015, inaugurou o Museu do Amanhã, na Praça Mauá e, em 2013, o Museu de Arte do Rio. Atualmente participa da implementação da nova sede do Museu da Imagem e do Som, na praia de Copacabana. O Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa, que também integram as iniciativas da Fundação, tornaram-se dois dos mais visitados do país.

Da experiência em articular parcerias e utilizar as melhores técnicas audiovisuais a serviço da educação foi criado, em 1997, o Futura – um projeto social de comunicação, de interesse público, gerado e mantido por parceiros da iniciativa privada e do terceiro setor. Atua no ar, com uma programação que alia entretenimento e conhecimento útil para a vida, e na terra, com ações de mobilização social que permitem que o público interaja com a programação, trabalhe e aplique os conteúdos no dia a dia.

A Fundação Roberto Marinho também atua em educação ambiental, com foco na gestão sustentável dos recursos naturais, e no incentivo à ciência e tecnologia. Para isso, desenvolve o programa Florestabilidade e apoia, há mais de 30 anos, o Prêmio Jovem Cientista.

Missão, Visão e Valores

Mobilizar pessoas e comunidades, por meio da comunicação, de redes e parcerias, em torno de iniciativas educacionais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida da população brasileira

Acreditamos no Brasil, nos brasileiros e em sua cultura como tradução de um modo de ser, pensar e agir. Trabalhamos por um mundo onde pessoas e comunidades se relacionem, valorizem suas identidades e sejam capazes de transformar suas próprias vidas

A Fundação Roberto Marinho tem seus valores expressos pela Essência Globo:

PAIXÃO POR COMUNICAÇÃO. A comunicação nos apaixona em todas as suas dimensões. Na elaboração do nosso trabalho, nos vínculos com o nosso público e no impacto positivo que pode proporcionar à sociedade.

BRASILIDADE. O Brasil é a nossa origem e a nossa fonte de inspiração. Acreditamos que a cultura brasileira tem uma contribuição a dar ao mundo.

ATITUDE OTIMISTA. Somos otimistas em nossas atitudes e em nossos objetivos. Investimos num futuro melhor e nos comprometemos com ele, fazendo hoje todo o necessário para construí-lo.

TALENTO E LIDERANÇA. Desde a origem, nossa marca tem sido trabalhar com os melhores talentos e dar a eles condições para sua realização profissional. Esta é a base para se alcançar a liderança.

RESPEITO À DIVERSIDADE. O respeito ao outro, a valorização da diversidade e a convicção de que todos dependem de todos são componentes essenciais da nossa identidade.

QUALIDADE E INOVAÇÃO. Buscamos qualidade em tudo o que fazemos. Queremos que nosso público perceba nossos produtos como os melhores, os mais criativos e mais inovadores, atendendo às suas necessidades e superando suas expectativas.

ESTÉTICA. Somos comprometidos com a estética. Tudo que resulta deste compromisso encanta, educa e enriquece a vida das pessoas.

CRESCER JUNTOS. Nossa atuação deve ser benéfica para todos que se relacionam conosco, e assim ser percebida.

Casa de parcerias

A Fundação Roberto Marinho trabalha em parceria com empresas, fundações, institutos, governos e organizações não-governamentais, no desenvolvimento e implantação de suas ações. Conecta pessoas, instituições, redes e ideias, para viabilizar projetos inovadores de educação em todo o país.

Veja todos os parceiros
Governança
José Roberto Marinho
Presidente
José Roberto Marinho
José Roberto Marinho
Presidente
Vice-presidente do Grupo Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho. Estudou História na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC−Rio) e Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Começou sua vida profissional em 1972, como repórter do jornal O Globo. Em 1981, passou a editor-assistente. Em 1983, foi designado para o cargo de subchefe da Redação, no qual permaneceu até 1984. Nesse ano, deixou o jornal para ocupar o cargo de diretor de programação de FM do Sistema Globo de Rádio, onde mais tarde foi diretor-geral e vice-presidente.
Em 1992, fundou o Instituto Acqua, de preservação dos recursos hídricos.
José Roberto preside o Comitê de Responsabilidade Social do Grupo Globo. É também membro do Comitê de Governança do Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável - Comunitas, do Conselho Consultivo do WWF-Brasil, do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, do Conselho Curador da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, do CEBDS, dentre outros. Em 2006, participou da fundação do movimento Todos pela Educação, do qual faz parte como integrante do Conselho de Governança.
Hugo Barreto
Secretário geral
Hugo Barreto
Hugo Barreto
Secretário geral
Secretário-geral da Fundação Roberto Marinho desde 2002. Anteriormente ocupou os cargos de diretor de criação e superintendente de conteúdo. Com uma longa trajetória no campo da televisão educativa, é responsável por um dos maiores programas de inclusão educacional do Brasil, o Telecurso; pelo Canal Futura; e pela criação e implantação do Museu da Língua Portuguesa, Museu do Futebol, Museu de Arte do Rio e Museu do Amanhã. Atualmente participa da reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, destruído por incêndio em 2015.
Bacharel em Filosofia pela PUC/RJ, Hugo Barreto foi presidente do Conselho do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas) de junho de 2004 a junho de 2007.
Aparecida Lacerda
Gerente geral de Educação Profissional
Aparecida Lacerda
Aparecida Lacerda
Gerente geral de Educação Profissional
Gerente geral de Educação Profissional da Fundação Roberto Marinho, é responsável pela criação e implementação de projetos de qualificação profissional. Pedagoga, certificada na metodologia PMI de gerenciamento de projetos, com especialização em Gestão do Conhecimento pelo CRIE/UFRJ e pós-graduada em Antropologia e Desenvolvimento Cognitivo na Universidade Federal Fluminense. Tem ampla experiência em coordenação pedagógica e gestão escolar em Minas Gerais e no Espírito Santo e na gestão de projetos educacionais com uso intensivo de tecnologia digital (RJ e SP).
João Alegria
Gerente geral do Futura
João Alegria
João Alegria
Gerente geral do Futura
Gerente geral do Canal Futura. Historiador e Doutor em Educação. No campo da comunicação, trabalhou nas principais emissoras de televisão do Brasil como autor e diretor de programas e contribui com a Futura desde o surgimento do canal. Dentre seus principais trabalhos estão “Brasil Legal” (TV Globo) e “Teca na TV” (Futura). João Alegria também é Professor Adjunto do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio, no curso de Design em Mídias Digitais.
Lucia Basto
Gerente geral de Patrimônio e Cultura
Lucia Basto
Lucia Basto
Gerente geral de Patrimônio e Cultura
Gerente geral da área de Patrimônio e Cultura da Fundação Roberto Marinho, onde atua desde 1996. Por 12 anos, trabalhou no IPHAN, onde foi Chefe da Divisão Técnica. Lucia é arquiteta pela Universidade Santa Úrsula e pós-graduada no MBA do Coppead – Instituto de Graduação em Administração da UFRJ. Tem grande experiência na Gestão de Projetos complexos de restauro, exposição e museografia e na interlocução com órgãos de cultura e patrimônio. Atualmente lidera o desenvolvimento do Museu da Imagem e do Som e do Museu do Amanhã.
Vilma Guimarães
Gerente Geral de Educação e Implementação
Vilma Guimarães
Vilma Guimarães
Gerente Geral de Educação e Implementação
Gerente geral de Educação e Implementação da Fundação Roberto Marinho. Educadora, é idealizadora de vários projetos educacionais, entre eles a Mobilização Comunitária do Canal Futura e o Telecurso e sua Metodologia Telessala, utilizada como politica pública em vários estados brasileiros. Foi professora, coordenadora pedagógica, diretora de escola e do Departamento de Tecnologia Educacional da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco.
Ana Érika Marques
Gerente jurídico
Ana Érika Marques
Ana Érika Marques
Gerente jurídico
Gerente jurídica da Fundação Roberto Marinho desde 2011. Atuou como coordenadora desde 2002. É advogada pela Universidade de Direito Candido Mendes - Centro, pós-graduada em direito processual civil na mesma universidade e MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Entre outras posições, foi advogada da holding TVX Participações Ltda., na área de contratos na regulação de mineração, e membro do escritório Vanuza Sampaio Advogados Associados, onde trabalhou com direito civil e tributário, com ênfase na regulação de petróleo.
Carlos Carletto
Gerente de Planejamento e Finanças
Carlos Carletto
Carlos Carletto
Gerente de Planejamento e Finanças
Gerente de Planejamento da Fundação Roberto Marinho desde 2006. Engenheiro Metalúrgico e de Materiais pela UFRJ, tem pós-graduação em Gestão de Projetos, com certificação PMP do PMI. Anteriormente, ocupou o cargo de Coordenador de Planejamento e Controle por sete anos. Também atuou como engenheiro na Companhia Vale do Rio Doce.
Flávia Constant
Gerente de Desenvolvimento e Comunicação Institucional
Flávia Constant
Flávia Constant
Gerente de Desenvolvimento e Comunicação Institucional
Gerente de Desenvolvimento e Comunicação Institucional da Fundação Roberto Marinho, onde atua desde 2007. É administradora pela UFRJ, com Mestrado em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV e pós-graduação em Ciências Ambientais e Data Base Marketing pela UFRJ. Atuou na área de Responsabilidade Social da Claro, além da área de Marketing em grandes empresas como WEBB, Intelig e Shell.
Georgia Pessoa
Gerente de Meio Ambiente
Georgia Pessoa
Georgia Pessoa
Gerente de Meio Ambiente
Gerente de Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho, é advogada, mestre em Gestão Ambiental, com MBA em Direito da Empresa e da Economia e pós-graduação em Direito da Propriedade Intelectual. Anteriormente, foi diretora da Rare no Brasil; responsável pela Iniciativa Clima América Latina (ICAL/LARCI) no país e gerente de Programas da Iniciativa Andes‐Amazônia (IAA) na Fundação Gordon e Betty Moore, em São Francisco, EUA. Como advogada, trabalhou como consultora jurídica do WWF‐Brasil, do FUNBIO e da FINEP. Foi coordenadora de Política e Estratégia Ambiental do Estado do Ceará e conselheira do Fundo Nacional para o Meio Ambiente (FNMA) e da Comissão de Meio Ambiente da UICN. Integra o conselho da Associação Caatinga no Ceará e do IEMA–Instituto de Energia e Meio Ambiente, SP.
Gustavo Bastos
Gerente de Tecnologia e Infraestrutura
Gustavo Bastos
Gustavo Bastos
Gerente de Tecnologia e Infraestrutura
Gerente de Tecnologia da Fundação Roberto Marinho, onde atua desde 2001 na definição da estratégia e concepção e desenvolvimento de insumos tecnológicos de projetos e processos. Engenheiro Eletrônico pelo IME (Instituto Militar de Engenharia), tem pós graduação em Engenharia Econômica e Administração Industrial pela UFRJ e especialização em Tecnologia, Operações e Gestão de Cadeia de Valor pelo MIT-Massachusetts Institute of Technology.
Lucia Madeira
Gerente de Recursos Humanos
Lucia Madeira
Lucia Madeira
Gerente de Recursos Humanos
Gerente de Recursos Humanos da Fundação Roberto Marinho e titular da Unidade Escolar. É graduada em pedagogia pela UERJ, Mestre em Administração pelo IBMEC, com expressiva atuação nas áreas de Educação Corporativa, Relações do Trabalho e Desenvolvimento Organizacional em empresas de Comunicação. Também é integrante do Conselho Trabalhista da Firjan e do Conselho Deliberativo da ABRH/RJ.
Mônica Pinto
Gerente de Desenvolvimento Institucional
Mônica Pinto
Mônica Pinto
Gerente de Desenvolvimento Institucional
Gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho. Atua no desenvolvimento e manutenção de parcerias do Canal Futura e de seus projetos especiais. É responsável também pela gestão e contratação das avaliações externas de resultado dos projetos nas áreas de Educação, Patrimônio, Meio Ambiente e Comunicação. Foi Gerente de Conteúdo do Canal Futura no período de sua criação e implementação (1997 a 2000). Mestre em Educação pela PUC-RJ, com pós-graduação em História e Cultura Contemporânea e formação pelo Programa de Desenvolvimento de Executivos da Fundação Dom Cabral, foi consultora e coordenadora do Programa Nacional de Formação de Professores, vinculado ao MEC e à TVE (Um Salto Para o Futuro). Como consultora em Mídia-Educação, atendeu ao Sesc nacional, TV Escola e secretarias municipais e estaduais de Educação, dentre outras instituições.
O Conselho Curador é formado por pessoas ligadas a cultura, ciência, educação e comunicação em geral, com atuação de destaque em suas áreas. De acordo com o estatuto da Fundação Roberto Marinho, o Conselho Curador tem a missão de zelar pelo bom desenvolvimento da Fundação.
Antonio Matias
Antonio Matias
Vice-presidente da Fundação Itaú Social, Diretor-Executivo do Instituto Itaú Cultural e consultor especializado em Marketing e Educação.
Beatriz Gerdau Johannpeter
Beatriz Gerdau Johannpeter
Vice-Presidente do Conselho do Instituto Gerdau. Formada e pós-graduada em Arquitetura, complementou sua formação em Investimento Social no Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e no curso CSR – Corporate Social Responsibility, programa de Educação Executiva da Harvard Business School.
Denise Aguiar Alvarez
Denise Aguiar Alvarez
Formada em Pedagogia pela PUC-SP, com mestrado em Educação pela Universidade de Nova York, é diretora da Fundação Bradesco e membro do Conselho de Administração do Banco Bradesco.
Denis Mizne
Denis Mizne
Diretor executivo da Fundação Lemann, é advogado formado pela USP. Foi visiting scholar no Human Rights Advocates Program, na Universidade Columbia, e Yale World Fellow, na Universidade Yale. Fundou e preside o Conselho do Instituto Sou da Paz. É membro do GIFE – Grupo de Institutos, Fundações e Empresas.
Evelyn Ioschpe
Evelyn Ioschpe
Socióloga e jornalista, é diretora-presidente da Fundação Iochpe e do Instituto Arte na Escola.
Heloisa Buarque de Hollanda
Heloisa Buarque de Hollanda
Escritora, ensaísta, editora, crítica literária e pesquisadora. É diretora da Aeroplano Editora e Consultoria. Pesquisa a relação entre cultura e política, trabalhando especialmente em teoria literária e estudos culturais.
Lauro Cavalcanti
Lauro Cavalcanti
Arquiteto, antropólogo e escritor. Escreveu livros sobre arquitetura, estética e sociedade e organizou coletâneas sobre o assunto. Membro do conselho editorial do Iphan, foi diretor do Paço Imperial.
Merval Pereira
Merval Pereira
Jornalista, é colunista do jornal O Globo e comentarista da CBN e da Globo News. É membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia Brasileira de Filosofia. Em 2009 recebeu o prêmio de excelência jornalística Maria Moors Cabot, da Universidade de Columbia, importante premiação internacional do jornalismo.
Marcos Castrioto de Azambuja
Marcos Castrioto de Azambuja
Diplomata, foi secretário-geral do Itamaraty e embaixador do Brasil em Buenos Aires e Paris. Foi coordenador da Conferência Rio 92. Membro da Comissão de Armas de Destruição em Massa (WMDC).
Nélida Piñon
Nélida Piñon
Escritora, foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, em 1997. Sua obra como romancista, contista e ensaísta foi traduzida em diversos países. Recebeu importantes premiações nacionais e internacionais, como o Prêmio Príncipe de Astúrias. Entre seus livros estão 'A Casa da Paixão', 'A Doce Canção de Caetana' e 'A República dos Sonhos'.
Pedro Ramos de Carvalho
Pedro Ramos de Carvalho
Empresário, integrante do Conselho de Administração do Grupo Globo. Foi assessor da vice-presidência da TV Globo, diretor executivo na Globopar e vice-presidente da TV portuguesa SIC.
Sérgio Besserman
Sérgio Besserman
Economista e ambientalista, estuda as consequências econômicas e sociais da mudança climática global desde 1992. Foi diretor de Planejamento do BNDES, presidente do IBGE e do Instituto Pereira Passos. É membro da ONG World Wide Fund for Nature (WWF).
Sérgio Mindlin
Sérgio Mindlin
Fundador e presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Ethos, é engenheiro, mestre em psicologia social e doutor em administração. Consultor, é membro das comissões de Sustentabilidade e de Conduta do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e conselheiro do Instituto Akatu. Foi presidente da Metal Leve, da Fundação Telefônica e da Fundação Abrinq.
Sergio Renault
Sergio Renault
Advogado, diretor-presidente do Instituto Innovare. Ex-secretário da Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça em 2003/ 2005. É consultor do BID para o Projeto de Modernização do Judiciário Brasileiro.
Sergio Valente
Sergio Valente
Diretor da Central Globo de Comunicação, foi presidente da premiada agência de publicidade DM9DDB.
O Conselho Fiscal analisa a prestação de contas e a previsão orçamentária da Fundação, de maneira independente.
Ana Paula Machado Pessoa
Augusto Cesar Roxo de Urzedo Rocha Filho
Eduardo Ramos
José Américo Buentes
Luiz Paulo Vasconcelos
Ronaldo Tostes Mascarenhas